Menu

Serviços

Atualizado em 7 de julho de 2011, às 20:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > CNES DATASUS Profissionais – Cadastro, Consulta e Manual

cnes CNES DATASUS Profissionais   Cadastro, Consulta e Manual

Para um gerenciamento eficaz e eficiente dos Sistemas de Informações em Saúde existe o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O CNES proporciona ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todos os níveis de governo, bem com dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.

cnes1 CNES DATASUS Profissionais   Cadastro, Consulta e Manual

Você que deseja se cadastrar para obter número do CNES terá que passar por um processo bem simples: em primeiro lugar você deverá entrar em contato com seu gestor local, que poderá ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde. Cabe ao gestor fazer o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES. Para entrar em contato e verificar o endereço das Secretárias de Saúde do seu município basta clicar aqui no qual basta você entrar com o estado e cidade que aparecerá uma lista com todos os dados. Para ter todas as informações de auxilio ao conhecimento do processo e requisitos recomendados do CNES você encontra toda legislação aqui, no qual também é encontrado as fichas a serem preenchidas.

Caso o gestor ainda não é cadastrado é necessário fazer tal cadastro. É necessário que entre na página de Cadastramento de Gestor, dentro deste você encontra três campos que devem ser preenchidos: Usuário, no qual você informa o código do IBGE do Município ou Estado; Senha, na qual a senha inicial é CNES07; CPF, informe o CPF do responsável pelo CNES. A seguir será apresentado o conjunto de campos que compõe o cadastramento da secretaria de saúde, do secretário, das áreas técnicas do CNES; Controle e Avaliação, SIA, SIHD, CIH, SIAB, ESF, SIM, SINASC, SINAN e pela Atenção Básica, e seus responsáveis técnicos. Depois basta continuar inserindo todos os dados pedidos. Se preferir clique aqui e será direcionado à uma página onde existe um arquivo com instruções para cadastramento para baixar.

Você ainda tem várias opções de consulta, dividas em 4: de Estabelecimento, que pode ser feita por CNES-Nome-CPF-CNPJ, Localização Geográfica, Endereçamento, Reijatados/Pendentes, Desativados, Excluídos na Internet, CNES Expirados, com CNPJ Igual CNPJ Mantenedora ou por Diálise/Quimio-Radio/Hemoterapia; de Profissionais, dividida em Geral, Mais de 2 vínculos Públicos, Mais de 5 vínculos Públicos e Equipe com mais de 3 vínculos; de Mantenedoras, dividida em duas opções, uma por Nome-CNPJ e outra por Localização Geográfica; e de Equipes. Você acessa o menu de consulta no quarto botão do menu principal chamado “Consultas” que abrirá uma lista com todas as opções.

cnes2 CNES DATASUS Profissionais   Cadastro, Consulta e Manual

Mais informações você encontra no site do CNES em http://cnes.datasus.gov.br no qual consta explicações detalhadas e links rápidos para todas as opções. Para esclarecimento de dúvidas e/ou mais informações, poderão ser mantidos contatos com o setor de Atendimento do MS/SE/ Datasus, através dos telefones: (021) 3985-7178; 3985-7141; 3985-7072 e  3985-7277.