Menu

Esportes

Atualizado em 20 de junho de 2011, às 16:00
Você está em: MundoDasTribos > Esportes > Clube de Futebol do São Paulo

Clube de Futebol do São Paulo 300x209 Clube de Futebol do São Paulo

Uma das paixões nacionais do Brasil, sem qualquer sombra de dúvidas é o futebol, ele está presente na casa de todos os brasileiros, assim como se faz presente também em outros países, no dia a dia em que o mundo para prestigiando as copas e torneios de futebol. O esporte é um dos mais comuns e conhecidos, em qualquer lugar do mundo. Com isso, nada mais comum do que haver diversos clubes de futebol e cada um com sua torcida.

Um dos times que se destacam dentre os mais conhecidos do Brasil é o São Paulo Futebol Clube. Este é uma das maiores instituições esportivas do país e do mundo, possuindo a terceira maior torcida do Brasil, e a maior torcida em ascensão no momento. Quando o assunto é futebol, o clube é sinônimo de sucesso e tudo isso se dá devido o número de títulos conquistados nos últimos anos. Uma das fontes de todo esse sucesso do Tricolor, carinhosamente chamado pela torcida, é a qualidade do trabalho com a categoria de base, sua diretoria sólida com planejamentos eficazes, e também sua poderosa estrutura, a nível mundial.

Clube de Futebol do São Paulo2 300x225 Clube de Futebol do São Paulo

Para o escudo, símbolo do time São Paulo, foram introduzidas cinco estrelas, sendo elas, duas douradas, que representam os recordes olímpicos e mundiais do atleta de salto triplo Adhemar Ferreira da Silva e, três estrelas de cor vermelha, que representam as conquistas do Mundial de Clubes. Além disso, o clube de futebol possui o maior estádio particular do Brasil, chamado Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como estádio do Morumbi, com capacidade atualmente para acomodar 73.501 pessoas. O estádio foi inaugurado no dia 2 de outubro de 1960, e já foi palco de vários jogos históricos, além de servir também como fonte de renda para o clube, pois ali são realizados shows a nível nacional e internacional.

O time é composto por jogadores como, Rogério Ceni, Raí, Telê Santana, Leônidas da Silva, Zetti, Muller, Serginho Chulapa, Muricy Ramalho, esses são alguns dos vários ídolos que tanto idolatram os torcedores e pessoas que vestem a camisa do São Paulo. O uniforme utilizado por eles, em seus jogos é a tradicional camisa branca com faixas nas cores vermelha e outra preta, calção e meias brancas.

Dentre os títulos já conquistados pelo clube se destacam os três Campeonatos Mundiais de Clubes, três Copas Libertadores das Américas, seis Campeonatos Brasileiros, além do titulo de clube mais vitorioso do Brasil, como carinhosamente sua torcida o chama. O São Paulo Futebol Clube possui três rivais históricos, sendo que ao jogar contra esses times a torcida mais vibra e os estádios lotam as arquibancadas, sendo seus eles o Santos, o Palmeiras e o Corinthians, os quais junto com o São Paulo  formam os quatro maiores clubes do Estado.

Quando o assunto é torcida organizada, o Tricolor foi o pioneiro a criá-la. Atualmente possuí como principais torcidas organizadas a “Torcida Independente” e “Dragões da Real” que acompanham o time de futebol onde quer que vá. O Marketing do São Paulo também é um dos maiores do país, tendo como principais programas o Sócio-Torcedor, Passaporte Tricolor, Batismo Tricolor, Morumbi Tour, Embaixada São-paulina, além de revistas, jogos para celulares, DVDs etc.