Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Clickjacking: o que é

Clickjacking: o que é

Por Andre

Notou algo estranho em seu perfil, na última vez em que fez login na sua conta no Facebook? A sua página na rede social está cheia de publicações com conteúdo inadequado e spam, que não foram feitas por você?

O clickjacking consiste em uma armadilha usada por cibercriminosos, que tem afetado muitos usuários do Facebook (Foto: Divulgação)

Caso tenha passado por algo semelhante recentemente, a sua conta pode estar infectada pelo clickjacking, um tipo de malware que se esconde debaixo de determinados botões de sites legítimos, levando o internauta a sites falsos e cheios de códigos maliciosos, que contaminam o PC.

Como age o clickjacking

Exemplo de postagem falsa, que pode ser usada na disseminação do clickjacking (Foto: Divulgação)

O funcionamento dessa praga virtual é relativamente simples. Os cibercriminosos escondem códigos maliciosos em um determinado botão de um site e assim que o internauta clica nele, cai na armadilha, sendo levado a uma nova página, que na verdade é falsa, onde poderá acabar instalando algum malware em seu computador, sem saber.

No caso do clickjacking no Facebook, relatos dão conta de que ele afeta a sua conta a partir do momento em que um contato contaminado compartilha falsos conteúdos, que podem ser vídeos ou fotos supostamente contendo informações verdadeiras, envolvendo pessoas famosas, grandes empresas e celebridades, e você clica neles.

A partir daí, o seu perfil é contaminado instantaneamente e passa a fazer o mesmo automaticamente, publicando tais conteúdos suspeitos sem a sua interferência, para que outros usuários do Facebook caiam na cilada.

Como saber se meu perfil no Facebook foi infectado pelo clickjacking

Se você está se perguntado como saber se o perfil foi vítima do clickjacking, basta fazer um simples exercício. Acesse o site do Facebook, faça login em sua conta e verifique todos os conteúdos que foram postados em seu nome.

Caso haja postagens estranhas, principalmente de supostos vídeos e arquivos de fotos, que você nunca tenha publicado, são grandes as chances de que a praga virtual esteja presente. Mas não se desespere, pois existe a possibilidade de eliminá-la.

Excluindo conteúdos indesejados e apagando ações feitas por invasores

Ao identificar conteúdos supostamente postados por você, remova-os imediatamente (Foto: Divulgação)

Se o seu perfil foi realmente afetado pelo clickjacking, a primeira coisa a se fazer é excluir os conteúdos postados por esse vírus do Facebook sem a sua autorização, para que a praga virtual não contamine outros contatos da sua lista.

Para tanto, vá à sua timeline, passe o mouse sobre a publicação suspeita e clique no botão que aparecerá no canto direito superior da postagem. Em seguida, escolha a opção “Excluir” e confirme a ação. Faça isso com todos os posts suspeitos em seu nome.

Verificando o registro de atividades (Foto: Divulgação)

Posteriormente, clique no menu “Registro de atividades”, localizado no canto direito superior da página, e verifique se há ali alguma atividade que realmente não foi feita por você, como postagens de links, curtidas em publicações, comentários, etc. Essa ferramenta guarda tudo o que é feito em seu perfil.

Caso encontre algo suspeito, clique no botão semelhante a um lápis, que fica à direita do item, e selecione “Desfazer” ou “Excluir”, conforme o tipo de ação à qual o item se refere.

Não se esqueça de conferir também, na lista de aplicativos do Facebook, se há algum app desconhecido e que você não se lembre de tê-lo autorizado. Encontrando alguma coisa estranha, remova-a imediatamente.

Denunciando conteúdo suspeito

Ao encontrar conteúdos suspeitos no Facebook, você pode denunciá-los (Foto: Divulgação)

Quando estiver verificando as postagens de conteúdos compartilhadas pelos amigos, fique atento ao se deparar com publicações estranhas. Além de não clicar em nada, você ainda pode usar a ferramenta de denunciar conteúdo suspeito no Facebook para alertar aos outros usuários.

É só clicar na seta localizada no canto superior direito da postagem e escolher a opção “Não quero ver isto”, no menu suspenso que será aberto. Depois, marque a opção “É spam” e, em seguida, selecione “Apenas uma publicação de spam”. Logo após, ainda há a chance de alertar ao amigo que fez aquela publicação, clicando em “Enviar mensagem a …”.

Feito isso, aquele conteúdo será enviado para análise pelo Facebook.

Recomendado para você
Tecnologia

Itelefônica Webmail

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *