Ciúme entre cães, como resolver

PUBLICIDADE

Adotar outro cão pode ser uma ótima ideia se o seu cãozinho estiver necessitando de companhia. Todavia, em muitos casos, a presença de outro animal em casa pode ser motivo de stress quando um deles se torna ciumento, tentando conter a aproximação do outro animal.

Situações comuns

Situações comuns do dia a dia, muitas vezes, tende a agravar o ciume entre os animais. (Foto Divulgação)

É natural para as pessoas quando estão acariciando um animal, parar, ao notar a chegada do outro e, passar a acariciá-lo.  Geralmente tentamos igualar a atenção entre os dois. Contudo, na visão do primeiro cão, ele está perdendo sua atenção com a aproximação do outro, e faz uma associação negativa com ele.

Outra situação  frequente é, ao dar um biscoito para um cão, compartilhar esse alimento com o outro, parando de alimentar o primeiro. Sendo assim, numa outra vez que o outro animal se aproximar novamente, o primeiro demonstrará agressividade para intimidá-lo.

PUBLICIDADE

Confira: 10 lições para adestrar seu cachorro

Essas são algumas formas de vigorar o comportamento ciumento de alguns animais, associando perdas e circunstâncias desagradáveis com outro animal.

Como resolver

Para evitar situações desagradáveis, é preciso sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais e ocasiões presumíveis. (Foto Divulgação)

Toda vez que notar a chegada do outro cão, aumente a carícia no primeiro. Quando o outro cão se afastar, interrompa a carícia. Desse modo, ele desejará a presença do outro, já que, na presença deste, ele ganha mais.

Leia mais: Comandos básicos para adestrar um cão

PUBLICIDADE

Associe o outro cão com atividades agradáveis, tentando alimentá-los, sair passear e dar bolachas somente quando estiverem juntos. Essa assimilação positiva vai auxiliar no bom comportamento e mostrará que você é um ótimo líder, já que consegue dar atenção para os dois, sem deixar nenhum de lado.

Para animais que já atendem a comandos, trabalhe ainda pedindo esses comandos aos dois cães, juntos, e recompense bastante o trabalho em conjunto. Se houver algum conflito durante essa aproximação, não deixe de chamar a atenção advertindo o comportamento errado.

PUBLICIDADE

Estas são algumas dicas para combater o ciúmes entre os cães, no entanto, se o seu caso for mais grave, é importante procurar a ajuda de um profissional com experiência em comportamento animal.

Veja também: Ciúmes entre cães: como lidar

Dica: Para evitar que essas situações ocorram em outros casos, é preciso sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais e ocasiões presumíveis, ensinar comandos básicos e sempre elogiar os bons comportamentos.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • tenho um cao com mais ou menos 8anos!e peguei 2 filhos e ele nao aceita!o q faço?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.