Citomegalovírus: vírus que pode reduzir expectativa de vida

PUBLICIDADE

Dizer que você está infectado por um vírus pode ser muito preocupante, mesmo que você não saiba ao certo qual mal isso acarreta de fato e a gravidade. Pior que ter sido pego por esse micro-organismo é não saber que ele está alojado em seu corpo. Isso acontece com 90% da população, já que é essa a quantidade de pessoas infestadas pelo citomegalovírus (CMV).

Leia mais sobre: Os animais com maior expectativa de vida

Vírus aparentemente inofensivo pode diminuir expectativa de vida (Foto: Divulgação)

Considerado em um primeiro momento inofensivo, porque não produz sintomas e permanece inativo no organismo, sem se manifestar (só traz problemas à saúde para grávidas ou pessoas com Aids, que têm o sistema imunológico fragilizado), depois de novos estudos o citomegalovírus passou a causar mais preocupação para a comunidade científica.

PUBLICIDADE

Estudo aponta perigos do citomegalovírus

De acordo com a pesquisa feita pela Universidade de Birmingham, o citomegalovírus tem efeitos sobre a saúde de qualquer pessoas que o tem em seu organismo. Depois de acompanhar a vida de 500 pessoas durante 18 anos os pesquisadores concluíram que o micro-organismo diminui a expectativa de vida. Segundo o estudo, quem tinha o citomegalovírus viveu 4 anos a menos, em média.

Saiba mais sobre: Cálcio e vitamina D podem melhorar expectativa de vida de idosos

A expectativa de vida do infectado diminui pelo desgaste no combate do vírus ao longo da vida (Foto: Divulgação)

Citomegalovírus confunde sistema imunológico

Não se sabe de fato porque as pessoas com o citomegalovírus vivem menos, mas a teoria dos pesquisadores é que esse vírus é capaz de iludir o sistema imunológico, convencendo-o de que é um vírus novo e com isso o corpo não usa as células já “preparadas” para defender o organismo desse mal, utilizando para essa função células de defesa para combater o CMV.

Todo esse processo sobrecarrega o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável a outras doenças. “O CMV pode estar associado a doenças cardiovasculares e outros problemas crônicos, envelhecimento do sistema imunológico e mortalidade”, afirma a pesquisadora Amanda Simanek, da Universidade de Michigan.

Mas não se desespere, pois esse mal pode ter solução. Experiências realizadas com camundongos mostraram que o uso de medicamentos antivirais pode auxiliar o sistema imunológico a controlar o citomegalovírus, revertendo seus efeitos colaterais e auxiliando o organismo na recuperação dos anos perdidos por essa batalha celular.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.