Cirurgia Para Retirada de Carne nos Olhos

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar em Pterígio? Não? Essa doença também é popularmente chamada de carne no olho, é uma “pele” que cresce a partir da conjuntiva em direção à córnea. Ela tem a progressão lenta, que pode levar anos, mas se não tratada pode chegar a afetar a visão. Normalmente a moléstia ataca pessoas que moram principalmente nos países de clima tropical, como o Brasil, e localizados próximos à linha do Equador. Trabalhadores que ficam muito tempo expostos à luz do sol, como os pescadores da região Nordeste do país, são os principais acometidos pelo Pterígio.

Mas como descobrir logo no início? Ardência, irritação, sensação de corpo estranho, queimação, olhos vermelhos, sinais de conjuntivite moderada ou crônica, espessamento da conjuntiva e fotofobia, sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz, são os principais sintomas. Para aliviar usualmente os médicos indicam colírios e pomadas. Uma consulta com o oftalmologista pode colaborar com um bom diagnóstico, já que a Pterígio pode ser confundida com a Catarata, cicatrizes, neovascularização ou até mesmo com o Câncer na conjuntiva. Um exame físico aliado com um biomicroscópico, realizado por um profissional, irá detectar qual é o tipo da doença e em que grau ela está.

Se a pterígio se tornar muito grande, atrapalhando a visão ou a estética, o tratamento é a remoção através de cirurgia, que só é indicada após os 40 anos e quando existe a ameaça da visão ficar comprometida ou a lesão já estiver em um estágio avançado.

PUBLICIDADE

A técnica do transplante conjuntival, que dura cerca de 40 minutos, traz bons resultados e taxas de reincidência baixa. A anestesia do local é realizada com colírio e em 15 dias os olhos já retomam o aspecto normal.

Já a raspagem, uma das mais antigas, não garante que o problema não irá voltar, o que deixa os pacientes contrariados. Mas, atualmente existem várias alternativas terapêuticas para evitar que a doença retorne depois da cirurgia. Uma das saídas é o uso de radiação, como a betaterapia que proporciona boa cicatrização, ou a alguns tipos de medicamentos que podem levar a outros problemas como retrações conjuntivas, perfurações ou afinamento corneano.

Hoje em dia, a remoção do pterígio é uma das técnicas mais confiáveis, já que traz um bom resultado associado a uma baixa taxa de recidiva. Neste caso a conjuntiva superior é girada para o ocupar o lugar do pterígio anteriormente ressecado.

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas sabe-se que quando há grande exposição de radiação ultravioleta ou poeira é que ela mais aparece. Mas, prevenir é sempre melhor do que remediar! A dica é utilizar óculos de sol de qualidade, evitando o contato excessivo com os raios ultravioletas, e ficar longe de lugares secos e empoeirados.

Conheça alguns hospitais especializados em olhos onde você pode tratar a Pterígio:

PUBLICIDADE

São Paulo/ SP

Hospital Cema

Rua do Oratório, 1.369 – Mooca

Av. Cruzeiro do Sul, 3.000, 2º andar – Santana

Tel.: (11) 2602-8000

www.cemahospital.com.br

Campinas/ SP

Instituto Penido Burnier

Av. Andrade Neves, 683 – Botafogo

Tel.: (19) 3232-5866

www.penidoburnier.com.br

Leia também:

14 Comentários

  • OLÁ BOM DIA!!! ESTOU COM PTERIGIOS EM AMBOS OS OLHOS QUE ESTA PREJUDICANDO A MINHA VISÃO, E COM ISSO ESTOU DESEMPREGADO, POR NÃO ENCHERGAR DIREITO, FIZ AS CONSULTAS NOS HOSPITAIS PUBLICOS E NÃO TEM VAGAS PARA O PROCEDIMENTO, AI ELES ME AGENDAM SÓ DEUS SABE QUANDO VÃO LIGAR PARA MIM, POIS PRECIO DESSA CIRURGIA DE REMOÇÃO DEE PTERIGOS QUE ESTA DIFICULTANDO A MINHA VISÃO ENTÃO É CASO DE URGÊNCIA, E QUERO SABER: TEM ALGUM ORGÃO QUE COM QUE ESSES HOSPITAIS APRESSE ESSA CIRURGIA JÁ QUE NO MEU CASO DE EMERGENCIA!!!!!! EPERO UMA RESPOSTA ME AJUDE!!!!! PRECISO TRABALHA PARA O MEU SUSTENTO..

  • Boa noite Dayana tudo bom, Hoje em dia, a remoção do pterígio é uma das técnicas mais confiáveis, já que traz um bom resultado associado a uma baixa taxa de recidiva.
    Então não precisa ficar assustada e nem preocupada, bom é procurar um bom profissional nesta área para fazer um bom diagnostico só ele pode ver o melhor tratamento para você , que pode nem precisar recorrer a cirurgia
    não espera mas faça logo os exames e fique tranquila .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • ola tenho essa carne e esta grande fiquei com muito medo agora .

  • mas existe remedio para isso

  • Olá, tenho esse problema e a carne já está quase atingindo a bolinha do olho, pode ser feita a cirugia mesmo que chegue a atingir a bolinha do olho?

  • estou com carne nos dois olhos que eu faso para romover

  • boa tarde ! eu tenho esse problema o oftomologista me indicou um colirio para a irritação mas a carne é branca. tenho 29 anos sera q so vou poder mexer nele aos 40? mas ate agora nao me afetou em nada a visão graças a deus.

  • TEM COISAS QUE EU NAO ENTENDO., DIZEM QUE ATRAVEZ DE SERTA PARTE CRIAM VARIOS ORGOS DE REPOSIÇAO PARA CORPO HUMANO MAIS NAO CRIAM OU EVENTAM UM COLIRIO OU COISA PARECIDA PARA RETIRAR SIMPRES CARNE DO OLHO? MAIS QUE PARADOXO EM………………………CADE OS SENHORES CIENTISTAS?

  • OLÁ ,EU SOFRI DURANTE ,25 ANOS COM ESSA DOENÇA.
    NO ÚLTIMO DIA 31 10 12 EU FUI OPERADA ,PELO DR.LEONARDO,LÁ NO CEMA.
    CONFÉÇO QUE EU ESTOU MUITO FELIZ.
    COM O RESULTADO.

  • eu tenho29 anos e tenho carne viva no olho direito, de manha bem cedo meu olho fica bem vermelho e irritado, ardeno muito,oque eu devo fazer,pois isso me incomoda muito, obrigado,,,,thiago?

  • Luciene, só um médico da área para te responder isso.

  • tenho 28 anos e fiz a cirurgia pterigio, gostaria de saber se por conta da minha pouca idade, isso pode me trazer alguma consequencia? e quais?

  • meu marido tambem tem carne nos olhos ele ja tem 42 anos ele ja poder fazer a cirugia i com quanto tempo ou dia ele ja pode abri os olhos

  • mas eu estou com 28 anos e carne dos meus olhos ja esta muito avançada não posso fazer a sirurgia não

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.