Menu

Saúde

Atualizado em 16 de abril de 2011, às 16:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cirurgia Para Retirada de Carne nos Olhos

1 Olhos1 Cirurgia Para Retirada de Carne nos OlhosVocê já ouviu falar em Pterígio? Não? Essa doença também é popularmente chamada de carne no olho, é uma “pele” que cresce a partir da conjuntiva em direção à córnea. Ela tem a progressão lenta, que pode levar anos, mas se não tratada pode chegar a afetar a visão. Normalmente a moléstia ataca pessoas que moram principalmente nos países de clima tropical, como o Brasil, e localizados próximos à linha do Equador. Trabalhadores que ficam muito tempo expostos à luz do sol, como os pescadores da região Nordeste do país, são os principais acometidos pelo Pterígio.

Mas como descobrir logo no início? Ardência, irritação, sensação de corpo estranho, queimação, olhos vermelhos, sinais de conjuntivite moderada ou crônica, espessamento da conjuntiva e fotofobia, sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz, são os principais sintomas. Para aliviar usualmente os médicos indicam colírios e pomadas. Uma consulta com o oftalmologista pode colaborar com um bom diagnóstico, já que a Pterígio pode ser confundida com a Catarata, cicatrizes, neovascularização ou até mesmo com o Câncer na conjuntiva. Um exame físico aliado com um biomicroscópico, realizado por um profissional, irá detectar qual é o tipo da doença e em que grau ela está.

Se a pterígio se tornar muito grande, atrapalhando a visão ou a estética, o1 Olhos21 300x213 Cirurgia Para Retirada de Carne nos Olhos tratamento é a remoção através de cirurgia, que só é indicada após os 40 anos e quando existe a ameaça da visão ficar comprometida ou a lesão já estiver em um estágio avançado.

A técnica do transplante conjuntival, que dura cerca de 40 minutos, traz bons resultados e taxas de reincidência baixa. A anestesia do local é realizada com colírio e em 15 dias os olhos já retomam o aspecto normal.

Já a raspagem, uma das mais antigas, não garante que o problema não irá voltar, o que deixa os pacientes contrariados. Mas, atualmente existem várias alternativas terapêuticas para evitar que a doença retorne depois da cirurgia. Uma das saídas é o uso de radiação, como a betaterapia que proporciona boa cicatrização, ou a alguns tipos de medicamentos que podem levar a outros problemas como retrações conjuntivas, perfurações ou afinamento corneano.

Hoje em dia, a remoção do pterígio é uma das técnicas mais confiáveis, já que traz um bom resultado associado a uma baixa taxa de recidiva. Neste caso a conjuntiva superior é girada para o ocupar o lugar do pterígio anteriormente ressecado.

1 Olhos31 Cirurgia Para Retirada de Carne nos OlhosAs causas da doença ainda são desconhecidas, mas sabe-se que quando há grande exposição de radiação ultravioleta ou poeira é que ela mais aparece. Mas, prevenir é sempre melhor do que remediar! A dica é utilizar óculos de sol de qualidade, evitando o contato excessivo com os raios ultravioletas, e ficar longe de lugares secos e empoeirados.

Conheça alguns hospitais especializados em olhos onde você pode tratar a Pterígio:

São Paulo/ SP

Hospital Cema

Rua do Oratório, 1.369 – Mooca

Av. Cruzeiro do Sul, 3.000, 2º andar – Santana

Tel.: (11) 2602-8000

www.cemahospital.com.br

Campinas/ SP

Instituto Penido Burnier

Av. Andrade Neves, 683 – Botafogo

Tel.: (19) 3232-5866

www.penidoburnier.com.br

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.