Cirurgia de varizes: saiba mais

PUBLICIDADE

Além do problema estético, as varizes também podem ser acompanhadas de sintomas bem desagradáveis, como dor em forma de peso, dificuldade em deambular e edema de membros inferiores. Ainda existem muitas dúvidas com relação ao tratamento para esse problema. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre a cirurgia de varizes.

Entenda os perigos que as varizes podem representar.

A cirurgia para retirada das varizes garante resultados excelentes e cicatrizes imperceptíveis. (Foto: divulgação)

Tratamento para varizes

Nem sempre o tratamento para varizes é cirúrgico, e, nos casos menos graves ou de pacientes com varizes primárias (que aparecem por predisposição familiar, sem outros fatores desencadeantes conhecidos), é possível fazer o tratamento clínico, com uso de drogas vasoativas e meias elásticas de alta compressão.

PUBLICIDADE

As teleangectasias, aqueles famosos vasinhos em formato de “teia-de-aranha” que tanto incomodam a estética feminina, podem ser facilmente solucionados através da escleroterapia, onde é injetada uma substância no interior desses vasos, capaz de fazer com que eles sequem e desapareçam.

Em ultimo caso é indicada a cirurgia para tratamento das veias mais dilatadas e calibrosas, ou no caso de pacientes que apresentem sintomas mais intensos. O procedimento consiste em fazer pequenas incisões na região da perna afetada, por onde são removidas as varizes.

Saiba mais sobre os tratamentos para varizes.

As teleangectasias são um grande problema estético. (Foto: divulgação)

Planejamento cirúrgico

Algumas medicas são essenciais para garantir a segurança do paciente e a real necessidade da intervenção cirúrgica. O primeiro passo é procurar auxílio médico, para passar por um exame clínico. Também é possível que o cirurgião faça o mapeamento das varizes com ecodoppler, um exame de imagem bastante útil para aumentar a precisão da técnica.

PUBLICIDADE

Como é feita a cirurgia

A retirada das veias varicosas é feita através de minúsculas incisões, por onde é inserida uma agulha de crochê que puxa segmentos dos vasos indesejados. Em algumas regiões, como na virilha, joelho e onde mais houver vasos de maior calibre, é necessário aumentar o tamanho da incisão, sendo, por vezes, necessária a realização de um pequeno ponto para fechá-la. Ainda assim a cicatriz costuma ficar quase imperceptível.

É possível fazer a cirurgia com anestesia local, mas nos casos de pacientes com grande número de varizes ou com previsão de tempo cirúrgico muito longo, costuma-se utilizar a raqui ou anestesia peridural. A recuperação não costuma ter complicações e geralmente o paciente não permanece internado, ou, de acordo com a preferência de alguns cirurgiões, fica no hospital por apenas um dia.

PUBLICIDADE

Conheça alguns alimentos que podem ajudar no tratamento das varizes.

A cirurgia costuma ser tranquila e com boa recuperação. (Foto: divulgação)

A cirurgia para retirada de varizes é um procedimento tranquilo e que garante bons resultados. Não é preciso ter medo das veias retiradas fazerem falta para a circulação, pois esses vasos com mau funcionamento não ajudam e, pelo contrário, só atrapalham o retorno venoso.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • tenho muito cansaço nas pernas e inxaço pode ser varises

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.