Search

Cirurgia de separação de dedos juntos

Conheça um pouco mais sobre a cirurgia capaz de corrigir a Sindactilia, anomalia que apresenta a junção de dois ou mais dedos dos pés ou das mãos.
Google plus

A Sindactilia é mais comum do que muitos imaginam. É uma anomalia genética e que pode ser hereditária. Os dedos nascem colados, mas apenas por pele e tecidos moles. Os ossos são separados, assim como nervos e demais partes. Nos pés, é mais comum que a união apareça entre o segundo e o terceiro dedo. Nas mãos é algo mais raro, mas acontece também. É um pequeno defeito na formação celular, mas que pode ser corrigido com uma simples cirurgia plástica, se assim os pais desejarem.

Refiro-me aos pais, pois a cirurgia é indicada a partir dos três meses até os 3 anos de idade. Depois dessa fase, o resultado pode não ser tão satisfatório e perfeito. É totalmente possível e tranquilo separar dedos com cirurgia. É um procedimento delicado, porém simples.

Cirurgia plástica de dedos juntos

É feita uma incisão no local da junção. O cirurgião vai separando peles e tecidos de ambos os dedos. É preciso tomar cuidado para não afetar algum nervo ou demais parte importante para a forma e movimento dos dedos. É feito um enxerto de pele retirada normalmente da virilha. O resultado é a separação perfeita dos dedos. O que pode acontecer é uma diferença na tonalidade da pele enxertada, mas que compensa se comparado ao resultado final.

A cirurgia de separação de dedos juntos tem um preço bem acessível e pode até ser oferecida pelo convênio médico. Ela pode ser feita por um cirurgião plástico ou mesmo pediatra que tenha especialidade na parte de cirurgia. A Sindactilia complexa envolve fusão dos ossos, nervos, vasos sanguíneos e tendões. Nesse caso é uma cirurgia muito mais complexa e muitas vezes não pode ser realizada, podendo afetar de alguma forma os dedos.

É um reparo mais estético, principalmente quando está presente nos pés. Os cirurgiães indicam mais a cirurgia quando a anomalia está presente nas mãos, pois é algo mais notável. Além da sindactilia, ainda há Polidactilia (excesso de dedos), que também pode ser corrigida dos três meses aos 3 anos. É uma opção feita pelos pais, mas quase sempre é uma cirurgia muito bem vista. É simples e tem um resultado estético bem legal.

O paciente fica totalmente sedado e recebe uma anestesia local. Uma anestesia geral não é indicada para crianças tão novas, apenas em cirurgias mais sérias. A recuperação pode ser um pouco dolorida, com incomodo na região operada. É preciso seguir as indicações médicas para uma cicatrização rápida e perfeita. Procure um profissional para mais detalhes, se necessário.


Google plus


Este artigo possui 4 comentários

  1. Anderson
    Publicado em 12/04/2013 às 10:12 AM [+]

    Meu filho já esta com 3 anos e aguarda pela cirurgia para correção da Sindactilia e até hoje ainda não o chamaram, os dedinhos dele são grudados, no hospital alegam que tem muita gente na fila de espera. O último cirurgião q o examinou disse q era recomendável esperar até os 5 anos. Como devo proceder, alguém pode me ajudar? Obrigado.

  2. Karla
    Publicado em 17/04/2013 às 8:32 AM [+]

    Anderson dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  3. aramias de melo silva
    Publicado em 19/03/2014 às 2:25 PM [+]

    minha filha nasceu com os dedos dos pés colados
    mais vamos viajar amanhã de manha para Macapá
    para uma consulta com o medico ortopedista….

  4. RENATA
    Publicado em 16/04/2014 às 5:40 PM [+]

    TENHO UMA PEQUENA PELE ONDE MEU DEDOS ESTAO GRUDADOS GOSTARIA DE FZER ESSA CORREÇÃO E CARO? POIS TENHO UM PROBLEMA, ESSE DEFEITO E NA MÃO ESQUERDA E ESTOU PRESTE A SE CASAR E NAO CONSIGO USAR MINHA ALIAÇA COMO FAÇO?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top