Menu

Cirurgia Plástica

Atualizado em 5 de janeiro de 2012, às 6:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cirurgia de separação de dedos juntos

Conheça um pouco mais sobre a cirurgia capaz de corrigir a Sindactilia, anomalia que apresenta a junção de dois ou mais dedos dos pés ou das mãos.

370731 Cirurgia de separação de dedos juntos Cirurgia de separação de dedos juntos

A Sindactilia é mais comum do que muitos imaginam. É uma anomalia genética e que pode ser hereditária. Os dedos nascem colados, mas apenas por pele e tecidos moles. Os ossos são separados, assim como nervos e demais partes. Nos pés, é mais comum que a união apareça entre o segundo e o terceiro dedo. Nas mãos é algo mais raro, mas acontece também. É um pequeno defeito na formação celular, mas que pode ser corrigido com uma simples cirurgia plástica, se assim os pais desejarem.

Refiro-me aos pais, pois a cirurgia é indicada a partir dos três meses até os 3 anos de idade. Depois dessa fase, o resultado pode não ser tão satisfatório e perfeito. É totalmente possível e tranquilo separar dedos com cirurgia. É um procedimento delicado, porém simples.

Cirurgia plástica de dedos juntos

É feita uma incisão no local da junção. O cirurgião vai separando peles e tecidos de ambos os dedos. É preciso tomar cuidado para não afetar algum nervo ou demais parte importante para a forma e movimento dos dedos. É feito um enxerto de pele retirada normalmente da virilha. O resultado é a separação perfeita dos dedos. O que pode acontecer é uma diferença na tonalidade da pele enxertada, mas que compensa se comparado ao resultado final.

370731 sindactilia Cirurgia de separação de dedos juntos

A cirurgia de separação de dedos juntos tem um preço bem acessível e pode até ser oferecida pelo convênio médico. Ela pode ser feita por um cirurgião plástico ou mesmo pediatra que tenha especialidade na parte de cirurgia. A Sindactilia complexa envolve fusão dos ossos, nervos, vasos sanguíneos e tendões. Nesse caso é uma cirurgia muito mais complexa e muitas vezes não pode ser realizada, podendo afetar de alguma forma os dedos.

É um reparo mais estético, principalmente quando está presente nos pés. Os cirurgiães indicam mais a cirurgia quando a anomalia está presente nas mãos, pois é algo mais notável. Além da sindactilia, ainda há Polidactilia (excesso de dedos), que também pode ser corrigida dos três meses aos 3 anos. É uma opção feita pelos pais, mas quase sempre é uma cirurgia muito bem vista. É simples e tem um resultado estético bem legal.

O paciente fica totalmente sedado e recebe uma anestesia local. Uma anestesia geral não é indicada para crianças tão novas, apenas em cirurgias mais sérias. A recuperação pode ser um pouco dolorida, com incomodo na região operada. É preciso seguir as indicações médicas para uma cicatrização rápida e perfeita. Procure um profissional para mais detalhes, se necessário.

Conteúdo avaliado com média: