Menu

Saúde

Atualizado em 2 de fevereiro de 2011, às 0:59
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cirurgia de Catarata pelo SUS

Cirurgia de Catarata pelo SUS 300x225 Cirurgia de Catarata pelo SUS

A catarata é uma doença muito comum que atinge boa parte da população com idade superior a 60 anos. A vista embaça e fica muito difícil para que a pessoa possa enxergar qualquer coisa a sua frente com nitidez. Na maioria dos casos é necessária a remoção através de cirurgia. Se não tratada a tempo, a catarata pode levar a cegueira. Vários fatores podem causar a catarata, como idade avançada, e traumas nos olhos durante a vida. Para quem precisa fazer uma cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde, o SUS confira nossas informações a seguir.

O quanto antes se procurar um médico, melhor, pois o tratamento pode levar a cura também. Porém, muitas pessoas deixam a inflamação avançar, sem alarmar os sintomas, necessitando então de um procedimento cirúrgico. A cirurgia de catarata gratuito pelo SUS é simples, leva alguns minutos e deve ser feita com um oftalmologista, o profissional especialista nos olhos. Procurando pelo SUS, a pessoa que descobriu ter catarata pode fazer o tratamento sem pagar nada, caso seja descoberto a tempo. Já a cirurgia deve ser agendada, e para isso é necessário que o paciente entre na fila de espera. Em alguns casos, como em algumas cidades brasileiras, o processo pode ser mais lento, devido à grande espera.

Para que você possa conseguir uma cirurgia de catarata de graça pelo SUS, você precisa ir até o centro médico da sua cidade, e solicitar uma avaliação com um oftalmologista. Depois disso, ele indicará o tratamento adequado e, se preciso já lhe encaminhará para a fila de espera da cirurgia pelo SUS, caso você não tenha condições de fazê-la com um médico particular. Os procedimentos pós-operatórios são simples e exigem apenas cuidado do paciente. Porém, se o paciente não tiver os devidos cuidados, pode inflamar ou gerar uma pequena hemorragia, e prejudicar ainda mais a visão.

O SUS cobre todas as despesas da cirurgia de catarata. Com o passar dos anos o investimento do governo tem sido cada vez maior. Há alguns anos atrás o paciente esperava na fila para fazer a cirurgia até por um ano e meio, mas com o aumento das unidades conveniadas com o SUS que fazem o procedimento, a fila tem andado cada vez mais rápido, até pelo risco que os pacientes que não obtem tratamento com urgência correm de perder a visão completamente. Um bom trabalho do governo nessa área.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.