Menu

Saúde

Atualizado em 26 de outubro de 2010, às 20:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cirurgia De Catarata Gratuita

cirurgia de catarata gratuita Cirurgia De Catarata Gratuita

A catarata é uma doença que afeta a qualidade da visão e requer cirurgia em casos mais sérios. Muitas pessoas sofrem dessa patologia, caracterizada pelas pupilas azuladas e dificuldades para enxergar com nitidez. Apesar de ser uma doença conhecida e tratada há séculos, a catarata ainda é motivo de estudos.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da catarata, entre os quais aparecem: uso de medicamentos, traumatismos, idade avançada e Diabete. Cada caso precisa ser avaliado com cuidado pelos médicos para que um diagnóstico preciso seja formulado. Quando não tratada a tempo, a catarata pode conduzir o indivíduo à cegueira.

O problema oftalmológico consiste basicamente numa inflamação, que deixam os olhos com uma aparência cristalizada. Logo que os primeiros sintomas da catarata aparecerem, é recomendado procurar um oftalmologista e começar a tratar a doença da melhor forma possível. O tratamento mais eficiente e seguro para a patologia é a técnica cirúrgica, que envolve posteriormente o implante de uma lente intra-ocular.

A cirurgia grátis de catarata é a melhor solução para quem deseja acabar de vez com a patologia e recuperar a qualidade da visão. Esse tratamento avançado é oferecido de graça pelo Sistema Público de Saúde (SUS) e garante ao paciente resultados satisfatórios. A técnica cirúrgica já tem sido realizada há anos, sendo que o tempo contribuiu para que novas tecnologias fossem inseridas ao procedimento.

Somente um oftalmologista preparado é capaz de executar a operação nos olhos humanos, tomando dessa forma os devidos cuidados para não prejudicar outras regiões oculares. Uma boa equipe médica para prestar assistência e auxiliar no procedimento também é um fator importante para a cirurgia.

A cirurgia de catarata dura apenas alguns minutos e na maioria dos casos os pacientes não precisam permanecer no hospital internados. Depois de operar catarata pelo SUS, é possível voltar para casa e ter apenas alguns cuidados básicos do pós-cirúrgico. O médico precisa acompanhar de perto os resultados da cirurgia, por isso a necessidade de consultas posteriores.

Para conseguir a cirurgia de catarata gratuita, é necessário ir até um posto de sua cidade e solicitar uma avaliação de um oftalmologista. Esse profissional fará um diagnóstico preciso para marcar a data do procedimento cirúrgico. O único problema de marcar cirurgia pelo SUS é a espera para iniciar o tratamento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.