Menu

Futebol

Atualizado em 5 de dezembro de 2011, às 11:53
Você está em: MundoDasTribos > Esportes > Cinco vezes Corinthians: Timão é pentacampeão brasileiro

Em partida marcada pela tensão, Corinthians empata sem gols com o Palmeiras e conquista seu quinto título do Brasileirão. Equipe alvinegra iguala a marca do Flamengo.
343723 corinthians Cinco vezes Corinthians: Timão é pentacampeão brasileiroJogadores do Corinthians comemoram o título no gramado do estádio do Pacaembu. (Foto/Divulgação)

O Corinthians escreveu mais um capítulo de sua vitoriosa história. Na tarde do último domingo (4), um bando de loucos em êxtase assistiu à equipe comandada pelo técnico Tite coroar a consistente campanha com a conquista do pentacampeonato brasileiro, após um empate sem gols com o rival Palmeiras, pela última rodada do Brasileirão. Uma conquista merecida, uma vez que o Corinthians permaneceu na liderança da competição em 26 das 38 rodadas.

Com mais este título brasileiro, o Timão se iguala ao Flamengo, que também possui cinco campeonatos vencidos, já que a CBF não considera o clube carioca como campeão brasileiro de 1987. O Timão ficou com o troféu nas edições de 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011, sendo os dois últimos no modelo atual de disputa por pontos corridos.

Entretanto, para levantar o caneco, os corintianos tiveram de sofrer até os últimos minutos do jogo. Em uma decisão com a cara do Corinthians não faltaram tensão, nervosismo, confusão e muita alegria no Pacaembu. Durante toda a partida, corintianos e palmeirenses trocaram provocações e o clima em campo esquentava a cada dividida. Tanto que o palmeirense Valdivia e o corintiano Wallace foram expulsos na segunda etapa por jogadas violentas.

Com o Palmeiras superior em campo, o Corinthians tentava administrar a vantagem na base da raça. No momento mais tenso da partida, o Palmeiras teve tudo para balançar as redes. Marcos Assunção levantou a bola na área e Fernandão cabeceou na trave.

Nos últimos minutos da partida ainda deu tempo para uma confusão generalizada. O meia corintiano Jorge Henrique deu um drible, característico do chileno Valdivia, e teve início uma verdadeira confusão, com jogadores dos dois clubes trocando agressões dentro de campo. Após a briga, os torcedores corintianos apenas esperaram o apito final do árbitro para entoarem o coro de “É Campeão” pelas arquibancadas do Pacaembu.

Os cinco títulos brasileiros do Corinthians

1990 – Jogo Final: Corinthians 1×0 São Paulo, no Morumbi

1998 – Jogo Final: Corinthians 2×0 Cruzeiro, no Morumbi

1999 – Jogo Final: Corinthians 0×0 Atlético Mineiro, no Morumbi

2005 – Pontos Corridos – Último jogo: Goiás 3×2 Corinthians, no Serra Dourada

2011 – Pontos Corridos – Último jogo: Corinthians 0×0 Palmeiras, no Pacaembu