Search

Cientologia: entenda o que é

Saiba mais sobre a cientologia, a crença que pode ter causado o fim do casamento de Katie Holmes e Tom Cruise.
Google plus

A cientologia pode ter sido o pivô da separação do casal Katie Holmes e Tom Cruise. (Foto:Divulgação)

A cientologia se tornou um assunto bastante discutido nos últimos dias por causa do rompimento de Katie Holmes e Tom Cruise. Os atores hollywoodianos ficaram casados por cinco anos e da união nasceu a pequena Suri. Acredita-se que o pivô da separação tenha sido justamente a cientologia, uma seita misteriosa da qual o casal participa.

Saiba mais: Divórcio de Tom Cruise e Katie Holmes

Entenda melhor a cientologia

A cientologia foi criada na década de 50 por L. Ron Hubbard, um escritor de ficção norte-americano. O autor foi também responsável por lançar a escritura sagrada da seita, ou seja, o livro “Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental”, que mistura uma história fictícia com ensinamentos de autoajuda.

L. Ron Hubbard, criador da cientologia. (Foto:Divulgação)

Embora tenha conquistado seguidores, especialmente nos Estados Unidos, a cientologia possui uma teoria bastante controversa. As pessoas que abraçam a crença acreditam que, há mais de 75 milhões de ano, um imperador galático Xenu decidiu acabar com a superpopulação do universo e por isso enviou trilhões de prisioneiros para a Terra e exterminou-os com bombas atômicas. A teoria ainda afirma que as almas vagaram por muito tempo, até que encarnaram nos primeiros Homo sapiens.

A cientologia resolve um dos grandes mistérios da vida aliando ciência e ficção, por isso os seus conceitos se mostram contraditórios. A seita ainda acredita que a alma humana é uma entidade imortal, mas para conquistar a felicidade plena, é necessário apagar as memórias de experiências negativas vividas. Como não há uma divindade onipotente, a cientologia propõe que cada indivíduo seja o seu próprio deus.

Tal como outras religiões, a cientologia realiza culto aos domingos, batismos, casamentos, entre outras cerimônias.

O perigo da cientologia

A cientologia desempenha manipulação psicológica em muitos dos seus seguidores. (Foto:Divulgação)

A cientologia não se tornou conhecida apenas por sua filosofia religiosa, na verdade a fama veio pelo fato da crença atrair muitos famosos norte-americanos, como Tom Cruise, John Travolta, Juliette Lewis e Kirstie Alley. As celebridades de Hollywood se tornaram “garotos propagandas” da crença.

De acordo com alguns estudiosos, a cientologia é um grupo destrutivo. Ela visa pessoas jovens e de boa aparência, sobretudo aquelas que almejam fama e poder. O perigo da seita reside no fato dela coagir os seus seguidores, além do que muitos são intimidados quando tentam deixar a religião. Como a cientologia também fortalece a vaidade e o amor próprio, o indivíduo pode acabar se julgando superior aos outros e imbatível.

Além da manipulação psicológica, também existem muitas denúncias de que a cientologia está ligada ao desvio de verba, a agressão física e ao abuso sexual.

Veja também: Suri Cruise – a Criança mais Influente do Mundo


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Mariane
    Publicado em 11/07/2012 às 9:51 AM [+]

    Não vejo nada demais nessa religião. Manipulação psicológica, desvio de verba, agressão física e abuso sexual? ela é como todas as outras, normal.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top