Menu

Educação

Atualizado em 8 de agosto de 2012, às 12:05 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exterior

O programa Ciência Sem Fronteiras está com inscrições abertas para cursos de graduação-sanduíche em sete países.

Na última segunda-feira (6), o Governo Federal divulgou oito editais de bolsas de estudos no exterior através do Programa Ciência Sem Fronteiras. As vagas disponíveis estão distribuídas entre sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

499155 Ciência sem fronteiras 2012 bolsas para brasileiros no exterior Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exteriorO programa oferece a oportunidade para o estudante brasileiro desfrutar da educação internacional. (Foto:Divulgação)

Cada bolsa de estudo, que pertence à modalidade de graduação sanduíche, terá duração de 12 meses, entretanto é possível prorrogá-la por mais seis meses. Para que o estudante brasileiro tenha a experiência de uma educação internacional, o Programa Ciência Sem Fronteiras oferece bolsa auxílio, um benefício que arca com as principais despesas dos estudos e da viagem. O bolsista conta com passagens aéreas (ida e volta), ajuda de custo para se instalar no país, seguro-saúde e recurso para comprar material.

Embora o Governo Federal não tenha divulgado o número total de oportunidades no exterior, ele afirmou que os editais de Estados Unidos e Alemanha somam 5.500 vagas.

Veja também: Programa Ciência sem Fronteiras 2012 – inscrições, bolsas de estudo

Inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras 2012

As inscrições para participar do programa podem ser realizadas até o dia 14 de setembro pela internet. O resultado da seleção será publicado no dia 28 de novembro. Os bolsistas viajarão em janeiro de 2013. Entre os meses de novembro e janeiro, um novo processo seletivo será realizado para distribuir bolsas a partir de julho de 2013.

499155 Ciência sem fronteiras 2012 bolsas para brasileiros no exterior 2 Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exteriorAs vagas estão distribuídas entre Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. (Foto:Divulgação)

Acesse a seguir o formulário de inscrição de acordo com o país do seu interesse:

Formulário de inscrição – Alemanha

Formulário de inscrição – Austrália

Formulário de inscrição – Canadá (CALDO)

Formulário de inscrição – Canadá (CBIE)

Formulário de inscrição – Coreia do Sul

Formulário de inscrição – EUA

Formulário de inscrição – Holanda

Formulário de inscrição – Reino Unido

O acesso aos formulários depende do cadastro no Portal Ciência Sem Fronteiras, afinal, é necessário realizar o login. Cada país oferece também um texto de chamada com orientações para candidatos às bolsas de estudo.

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

499155 Ciência sem fronteiras 2012 bolsas para brasileiros no exterior 1 Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exteriorAs bolsas de estudo no exterior contribuem com a formação do brasileiro. (Foto:Divulgação

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal para melhorar a formação dos brasileiros. Através de parcerias com grandes universidades no exterior, o programa concede vagas para cursos de diferentes modalidades, como graduação sanduíche, pós-graduação e pós-doutorado.

Para tornar os brasileiros mais visíveis no âmbito de ciência e tecnologia, o programa aposta no intercâmbio e na mobilidade internacional. Sua consolidação, internacionalização e expansão só foram possíveis graças ao trabalho dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa também conta CNPq e Capes.

A proposta inicial do Programa Ciência sem Fronteiras é de distribuir 101 mil bolsas em quatro anos, enviando os estudantes brasileiros para diferentes lugares do mundo, como EUA, Alemanha, Holanda, Bélgica, Portugal, Espanha, Itália, Coreia do Sul, Austrália, França, Reino Unido e Canadá.

Os estudantes interessados em fazer a inscrição no Programa Ciência Sem Fronteira devem sempre aguardar as chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela CAPES.

Saiba mais: Programa Ciência sem Fronteiras, o que é e como participar