Search

Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exterior

O programa Ciência Sem Fronteiras está com inscrições abertas para cursos de graduação-sanduíche em sete países.
Google plus

Na última segunda-feira (6), o Governo Federal divulgou oito editais de bolsas de estudos no exterior através do Programa Ciência Sem Fronteiras. As vagas disponíveis estão distribuídas entre sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

O programa oferece a oportunidade para o estudante brasileiro desfrutar da educação internacional. (Foto:Divulgação)

Cada bolsa de estudo, que pertence à modalidade de graduação sanduíche, terá duração de 12 meses, entretanto é possível prorrogá-la por mais seis meses. Para que o estudante brasileiro tenha a experiência de uma educação internacional, o Programa Ciência Sem Fronteiras oferece bolsa auxílio, um benefício que arca com as principais despesas dos estudos e da viagem. O bolsista conta com passagens aéreas (ida e volta), ajuda de custo para se instalar no país, seguro-saúde e recurso para comprar material.

Embora o Governo Federal não tenha divulgado o número total de oportunidades no exterior, ele afirmou que os editais de Estados Unidos e Alemanha somam 5.500 vagas.

Veja também: Programa Ciência sem Fronteiras 2012 – inscrições, bolsas de estudo

Inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras 2012

As inscrições para participar do programa podem ser realizadas até o dia 14 de setembro pela internet. O resultado da seleção será publicado no dia 28 de novembro. Os bolsistas viajarão em janeiro de 2013. Entre os meses de novembro e janeiro, um novo processo seletivo será realizado para distribuir bolsas a partir de julho de 2013.

As vagas estão distribuídas entre Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. (Foto:Divulgação)

Acesse a seguir o formulário de inscrição de acordo com o país do seu interesse:

Formulário de inscrição – Alemanha

Formulário de inscrição – Austrália

Formulário de inscrição – Canadá(CALDO)

Formulário de inscrição – Canadá(CBIE)

Formulário de inscrição – Coreia do Sul

Formulário de inscrição – EUA

Formulário de inscrição – Holanda

Formulário de inscrição – Reino Unido

O acesso aos formulários depende do cadastro noPortal Ciência Sem Fronteiras,afinal,é necessário realizar o login.Cada país oferece também um texto de chamada com orientações para candidatos às bolsas de estudo.

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

As bolsas de estudo no exterior contribuem com a formação do brasileiro.(Foto:Divulgação

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal paramelhorar a formação dos brasileiros.Através de parcerias com grandes universidades no exterior,o programa concede vagas para cursos de diferentes modalidades,como graduação sanduíche,pós-graduação e pós-doutorado.

Para tornar os brasileiros mais visíveis no âmbito de ciência e tecnologia,o programa aposta nointercâmbio e na mobilidade internacional.Sua consolidação,internacionalização e expansão só foram possíveis graças ao trabalho dos Ministérios da Ciência,Tecnologia e Inovação(MCTI)e do Ministério da Educação(MEC).A iniciativa também conta CNPq e Capes.

A proposta inicial do Programa Ciência sem Fronteiras é de distribuir 101 mil bolsas em quatro anos,enviando os estudantes brasileiros para diferentes lugares do mundo,como EUA,Alemanha,Holanda,Bélgica,Portugal,Espanha,Itália,Coreia do Sul,Austrália,França,Reino Unido e Canadá.

Os estudantes interessados em fazer ainscrição no Programa Ciência Sem Fronteiradevem sempre aguardar as chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela CAPES.

Saiba mais: Programa Ciência sem Fronteiras,o que é e como participar


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top