Menu

Serviços

Atualizado em 8 de setembro de 2012, às 5:50 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Cidades que terão ligações gratuitas de orelhões da Oi

Mais de 2.000 cidades de todo o Brasil serão beneficiadas com a medida, devido a uma punição aplicada pela Anatel, por causa do não cumprimento de metas por parte da Oi. As ligações gratuitas poderão ser feitas até 31 de outubro, em alguns casos, e até 31 de dezembro de 2012, em outros.

Em mais de 2.000 cidades de todo o Brasil, os moradores poderão utilizar os orelhões da Oi de forma gratuita, para fazer ligações locais para telefones fixos, durante os prazos determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

511774 cidades que terao ligacoes gratuitas de orelhoes da oi Cidades que terão ligações gratuitas de orelhões da OiOs moradores de mais de 2.000 cidades em todo o país poderão usar os telefones públicos da Oi para fazer ligações locais gratuitas, para telefones fixos (Foto: Divulgação)

A medida, anunciada no final de agosto, se deve ao não cumprimento de metas por parte da operadora, que deveria estar com pelo menos 90% dos orelhões ativos até o meio do ano de 2012, porcentagem que, de acordo com a Anatel, não foi atingida.

Em 2011, a Anatel havia firmado acordo com todas as operadoras de telefonia do país para que elas atingissem essa meta, já que mesmo com o grande número de telefones celulares ativos no Brasil, mais de 20.000 localidades espalhadas por todo o território nacional, como povoados e vilas, ainda têm como único acesso à telefonia o uso dos orelhões.

Como parte do acordo, naquelas cidades em que as metas impostas pelo Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público não fossem cumpridas, ficou estabelecido que os telefones públicos passariam a fazer ligações gratuitas, até que a operadora responsável tome as providências para regularizar a situação. A Embratel já havia sofrido punição semelhante, em abril desse ano.

Entrando em contato com a operadora: Oi reclamações

Lista de cidades com ligações gratuitas nos orelhões da Oi

511774 cidades que terao ligacoes gratuitas de orelhoes da oi 1 Cidades que terão ligações gratuitas de orelhões da OiA medida se deve a uma punição da Anatel, por causa do não cumprimento de metas por causa da Oi (Foto: Divulgação)

De acordo com a Anatel, serão 2.020 municípios no total, beneficiados com as ligações gratuitas através dos orelhões da Oi. Desse total, em 1.724 cidades, localizadas nos estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Amapá, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraná e Paraíba, a gratuidade das ligações nos telefones públicos da Oi será válida até o dia 31 de outubro de 2012.

Nesses casos, a punição aplicada pela Anatel tem como motivo os problemas de disponibilidade de orelhões, com a ocorrência de um alto número de telefones públicos sem funcionamento.

Enquanto isso, em 724 municípios, de 21 estados, as ligações gratuitas nos orelhões da Oi poderão ser realizadas até o dia 31 de dezembro, por causa do não cumprimento da meta de densidade determinada pelo órgão, que prevê pelo menos quatro aparelhos para cada grupo de 1.000 habitantes por cidade. É importante lembrar que 446 cidades estão presentes em ambas as listas, apresentando as duas irregularidades.

A lista completa com todas as cidades que terão ligações gratuitas de orelhões da Oi pode ser conferida no site da Anatel.

Como fazer as ligações gratuitas nos orelhões da Oi

511774 cidades que terao ligacoes gratuitas de orelhoes da oi 2 Cidades que terão ligações gratuitas de orelhões da OiEm algumas cidades, as ligações gratuitas nos orelhões da Oi poderão ser feitas até 31 de outubro. Em outras, a medida será válida até o dia 31 de dezembro de 2012 (Foto: Divulgação)

Segundo a Anatel, mais de 90% dos orelhões da Oi nas cidades afetadas pela punição já estão ajustados tecnicamente para não cobrar as ligações efetuadas para os telefones fixos locais. Dessa forma, basta usar o orelhão normalmente para fazer a ligação gratuita. Para aqueles que colocarem o cartão no orelhão, ao fazerem a chamada, a operadora não poderá descontar os créditos.

Saiba Como reclamar na Anatel

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Anatel, pelo site www.anatel.gov.br ou pelo telefone 1331.