Menu

Serviços

Atualizado em 4 de setembro de 2013, às 13:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cidades com recadastramento biométrico

O procedimento obrigatório, que vem sendo realizado gradativamente em todo o país, promete trazer mais segurança para os eleitores na hora de votar.

Com o objetivo de oferecer ainda mais segurança e transparência aos processos eleitorais do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem implantando o sistema de recadastramento biométrico em diversas localidades, até que nos próximos anos, todos os eleitores do país possam utilizar essa nova tecnologia na hora de votar.

653303 cidades com recadastramento biometrico 600x600 Cidades com recadastramento biométricoO recadastramento biométrico promete trazer mais segurança e transparência ao processo eleitoral (Foto: Divulgação)

Na fase atual do processo, que teve início em 2012 e deve terminar até as eleições de 2014, o objetivo da Justiça Eleitoral é de recadastrar entre 13 e 14 milhões de eleitores, que se juntarão a outros 7 milhões já recadastrados. A título de curiosidade, o Brasil possui mais de 141 milhões de eleitores, conforme os dados de abril de 2013.

Dessa forma, cerca de 20 milhões de eleitores deverão usar as urnas biométricas em 2014, nas cidades que passaram pelo recadastramento, sendo identificados, na hora de votar, pela digital.

Além de garantir maior precisão na identificação do eleitor e de diminuir possíveis fraudes, evitando que uma pessoa vote utilizando o título eleitoral de outra, o recadastramento também serve para atualizar o número de eleitores nos municípios, possibilitando excluir aqueles que não residam mais naquelas cidades e também os que já faleceram.

Lista de cidades com recadastramento biométrico

653303 cidades com recadastramento biometrico 1 600x600 Cidades com recadastramento biométricoNo site do TSE, o eleitor pode conferir todas as cidades que estão passando pelo cadastro de biometria, pesquisando por estado (Foto: Divulgação)

Como se trata de um procedimento obrigatório e que pode trazer algumas consequências para quem não responder à convocação, é importante ficar atento às notícias para saber quando o cadastro de biometria será realizado na sua cidade.

Uma maneira interessante de verificar a lista das cidades com recadastramento biométrico é acessando o site do TSE. Ao entrar na página, basta clicar no estado de origem para que sejam mostradas as cidades nas quais o procedimento está sendo realizado nessa etapa.

Além de trazer as datas de início e fim do processo, o site disponibiliza também links para as páginas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada um dos estados, permitindo aos eleitores acompanhar todas as informações da sua região.

Documentos necessários para o recadastramento biométrico

653303 cidades com recadastramento biometrico 2 600x600 Cidades com recadastramento biométricoDurante o procedimento, o eleitor tem as impressões digitais coletadas, uma amostra digital da assinatura recolhida e também é fotografado (Foto: Divulgação)

Se a sua cidade está entre aquelas que passarão pelo cadastro de biometria nessa fase, você deve comparecer aos postos de atendimento do município levando documento oficial com foto e comprovante de residência de pelo menos 12 meses no município.

No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos de idade, deverão apresentar também o comprovante de quitação com as obrigações militares.

Outro detalhe importante é que durante o recadastramento, o eleitor terá uma amostra da sua assinatura recolhida, passará pelo procedimento de coleta de impressões digitais e será fotografado.

O que pode acontecer se eu não fizer o recadastramento biométrico

653303 cidades com recadastramento biometrico 3 600x600 Cidades com recadastramento biométricoNa fase atual, a meta é atingir pelo menos 13 milhões de eleitores recadastrados (Foto: Divulgação)

Conforme citamos anteriormente, o recadastramento biométrico é obrigatório. No caso dos eleitores convocados que não comparecerem, eles terão o título cancelado e poderão sofrer uma série de restrições, como ficar impossibilitado de tirar CPF e passaporte.

Outras restrições que podem acontecer devido ao não comparecimento no recadastramento biométrico são a impossibilidade de tomar posse em cargo público e de renovar matrícula em universidades, entre outras sanções normalmente aplicadas a quem tem o título eleitoral cancelado.