Menu

Saúde

Atualizado em 10 de julho de 2012, às 9:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ciclismo de estrada: dicas, cuidados

Quanto à frequência ideal para a saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda 150 minutos por semana de atividade aeróbica, como é o caso da bicicleta.
482861 Volta Ciclista Sao Paulo Adriano Martins padaria real ceu azul cannondale sorocaba contra relogio Ciclismo de estrada: dicas, cuidadosA recomendação é que se deve pedalar entre três a seis vezes por semana, por pelo menos 30 minutos.

Para aproveitar ao máximos os benefícios para a saúde e evitar detrimentos, ciclistas amadores e inclusive os profissionais devem tomar alguns cuidados. Quanto à frequência ideal para a saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde, recomenda 150 minutos por semana de atividade aeróbica, como é o caso da bicicleta.

Leia mais: Lugares para Praticar Ciclismo em SP

Entre os principais cuidados, está a regulagem da altura do banco. Para que a perna não fique completamente estendida e nem muito flexionada, recomenda que a altura do selim deve bater na parte superior ilíaco (ossos do quadril).

É importante destacar que o ciclista amador deve buscar a ajuda de um especialista para saber o tamanho do quadro da bicicleta apropriado a sua altura e sempre procurar orientação profissional de Educação Física para determinar os treinamentos.

482861 atleta esteira ergometrica teste Ciclismo de estrada: dicas, cuidadosA OMS recomenda 150 minutos por semana de atividade aeróbica.

Profissionais destacam que não existe um limite determinado para o máximo que o ciclista amador deve treinar para aperfeiçoar o condicionamento físico, no entanto, alguns sinais do corpo podem indicar excesso de exercício, entre eles: leões repetidas, dores e ficar doente frequentemente.

Veja também: Ciclismo – Prova de Fôlego

A recomendação é que se deve pedalar entre três a seis vezes por semana, por pelo menos 30 minutos. Quanto a intensidade, para obter maiores resultados de condicionamento, o ciclista pode atingir uma frequência cardíaca entre 70% e 80% da disposição máxima. A disposição máxima varia de pessoa para pessoa, porém, para computar uma estimativa média deve-se tirar a idade do indivíduo do número 220.

Confira ainda: Regras básicas para ciclistas

Com relação aos gastos calóricos, normalmente uma pedalada no plano, a 70% ou 80% da frequência cardíaca máxima por 30 minutos, queima aproximadamente 250 kcal. Em comparação com a corrida, há uma diferença de 100 kcal, no entanto, o ciclismo se destaca, uma vez que não há impacto nas articulações e na coluna.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.