Chocolate traz benefícios para memória de idosos

PUBLICIDADE

Além de ser um alimento apetitoso, o chocolate colabora com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Sabe-se que este doce feito a partir do cacau contribui com a sensação de prazer, melhora o humor, diminui o estresse, aumenta o tempo de vida e turbina os músculos.  Quanto mais escuro, melhor é o produto, pois revela uma grande concentração de cacau.

Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de flavonoides. (Foto:Divulgação)

Veja também:Pesquisadores desenvolvem chocolate com 50% menos de gordura

Idoso pode melhorar a memória comendo chocolate

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Áquila, na Itália, revelou que o chocolate contribui com a memória e o raciocínio dos idosos. Isto acontece porque a iguaria é rica em substâncias chamadas de flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os resultados do estudo foram publicados recentemente no periódico Hypertension, da Associação Americana do Coração.

PUBLICIDADE

Para chegar à conclusão de que o chocolate gera benefícios para as funções cognitivas durante a terceira idade, os pesquisadores avaliaram 90 voluntários com mais de 70 anos de idade, durante oito semanas. Ao longo deste período, os participantes consumiram quantidades diferentes de chocolate, que variaram em três níveis: alto (990 miligramas), médio (520 miligramas) ou baixo (45 miligramas).

O cardápio dos idosos incluiu o achocolatado com alto teor de cacau misturado ao leite, mas excluiu qualquer outro alimento rico em flavonoides, como é o caso das frutas vermelhas, uva e vinho tinto.

Idosos que participaram da pesquisa consumiram o achocolatado com alto teor de cacau misturado ao leite. (Foto:Divulgação)

Depois de avaliar o desempenho cognitivo dos voluntários, os pesquisadores italianos constataram que, aqueles que consumiram as quantidades média e alta, apresentaram melhora no reflexo, na memória verbal e de curto prazo, em comparação aos indivíduos que ingeriram baixas quantidades durante o período de estudos. Quem consumiu mais chocolate também apresentou os melhores resultados nos testes de raciocínio.

Como se não bastasse melhorar a cognição dos idosos, o chocolate também foi responsável por proporcionar outros benefícios aos participantes da pesquisa. De acordo com os autores do estudo, aqueles que consumiram mais cacau, apresentaram melhora na resistência à insulina e nos níveis de pressão arterial.

O chocolate melhora o desempenho cognitivo na terceira idade, ou seja, memória e raciocínio. (Foto:Divulgação)

Para Giovambattista Desideri, coordenador da pesquisa, o trabalho é um grande avanço para reforçar a importância do cacau na alimentação, principalmente para combater os males do envelhecimento. Entretanto, é necessário realizar novos estudos para verificar se a melhora cognitiva acontece diretamente em virtude do cacau ou por causa dos benefícios gerados para a saúde cardiovascular.

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Além do chocolate, outros itens alimentícios podem ser incluídos na dieta para melhorar o desempenho da memória na terceira idade, são eles: brócolis, laranja, espinafre, tomate cereja, peixes, ostras, cereais integrais, azeite, nozes, entre outros.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Alimentos que ajudam a memória

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.