Menu

Saúde

Atualizado em 16 de abril de 2013, às 9:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chiado no peito: o que pode ser

O chiado no peito pode ser causado por várias doenças respiratórias. Saiba mais sobre as causas do chiado no peito.

O chiado no peito, também conhecido como sibilo,  pode indicar uma série de problemas de saúde, sendo uns mais graves e outros mas simples. Uma das doenças que causam esse sintoma é conhecida como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Saiba mais sobre o assunto e veja o que pode ser o chiado no peito.

609246 O chiado no peito pode ser indicativo de muitas problemas. Foto divulgação Chiado no peito: o que pode ser O chiado no peito pode ser indicativo de muitas problemas de saúde. (Foto: divulgação)

Chiado no peito

O chiado no peito é basicamente um ruído semelhante a um assobio. Ele ocorre devido a obstrução dos alvéolos pulmonares, que dificulta a passagem do ar. A causa da obstrução é a inflamação causada por infecção ou reações alérgicas.

Algumas doenças capazes de causar esse sintomas são:

  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). É um problema mais comum adultos fumantes, pois o cigarro gera inflamação crônica (bronquite) e lesão do pulmão levando ao aparecimento de áreas sem elasticidade chamadas de enfisemas. Pode ocorrer em jovens quando possuem uma doença genética que faz com que não produzam a substância alfa 1 anti-tripsina, responsável por proteger o pulmão contra lesões.

 

  • Asma brônquica. A asma é um doença muito comum principalmente na infância. O organismo responde de forma exagerada a determinados fatores como poeira, pólen, pelos de animais entre outros. Dessa forma, quando o indivíduo entra em contato com o agente causador da alergia, o pulmão inicia uma inflamação generalizada levando a obstrução e aparecimento do chiado no peito.

 

  • Pneumonia. Existem diversos tipos de pneumonia e vários fatores que a causam. Porém, o mecanismo de lesão pulmonar é praticamente o mesmo. Quando o agente causador entra em contato com a mucosa do pulmão, este iniciar uma reação inflamatória na tentativa de combater a infecção, levando a uma obstrução e aparecimento do chiado.

 

  • Aspiração de conteúdo. Outra causa de chiado muito comum é a aspiração de conteúdo, principalmente alimentar. Ou seja, bebês podem começar a ter chiado quando possuem refluxo gastroesofágico e acabam aspirando o conteúdo regurgitado, gerando uma inflamação no pulmão. Crianças maiores tendem a colocar objetos nas narinas, que podem acabar escorregando até o pulmão e gerando inflamação. Idosos acamados e com dificuldades para deglutir também podem aspirar o conteúdo alimentar e gerar o chiado no peito.

Outras causas de chiado são:

  • Insuficiência cardíaca
  • Bronquite crônica
  • Infecções virais
  • Enfisema pulmonar
  • Bronquiolite
  • Doença do refluxo gastro esofágico
  • Bronquiectasia
  • Reações alérgicas
  • Efeitos colaterais de medicamentos, como aspirina.

Sintomas associados ao sibilo 

O problema é caraterizado pela presença de assobios ao respirar, principalmente quando a pessoa expira. Entretanto, isso não quer dizer que o som não seja audível durante a inspiração. O chiado, na maioria dos casos, está acompanhado de congestão nasal e outros problemas respiratórios.

Alguns dos sintomas que podem acompanhar o problema são: tosse, coriza, febre, calafrios, olhos lacrimejantes, dores de garganta, espirros, formação de erupções cutâneas, urticárias e outros sintomas de alergia e sinusite.

609246 A pneumonia pode provocar chiado no peito. Foto divulgação.ashx  Chiado no peito: o que pode ser A pneumonia pode provocar chiado no peito. (Foto: divulgação)

Veja também asma, sintomas e tratamentos 

Tratamento do chiado no peito

O tratamento para o chiado no peito está relacionado com o diagnóstico da causa inicial. Sem determinar o que gerou o problema, o tratamento não pode ser iniciado. O mais indicado é procurar o médico logo no início dos sintomas, para indicar a melhor forma de tratar o problema.

Jamais tome medicamentos sem prescrição e orientação médica. Os sinais de problemas respiratórios, como resfriados, gripes, pneumonia, asma, bronquite e outras devem ser investigados e tratados, pois podem ser o início de uma doença grave.

609246 O chiado no peito pode ser indicativo de asma. Foto divulgação Chiado no peito: o que pode ser O chiado no peito pode ser indicativo de asma. (Foto: divulgação)

Veja também diferenças entre asma e bronquite crônica 

O chiado no peito é um problema que pode ser provocado por várias doenças respiratórias. É preciso ficar atento para os sinais e sintomas e procurar o médico para dar início ao tratamento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.