Menu

Economia

Atualizado em 28 de junho de 2012, às 6:59 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cheque especial: cuidados para usar, dicas

Se você está pensando em usufruir das facilidades do cheque especial, é melhor pensar duas vezes. Saiba por quê.

O cheque especial é uma “facilidade” que os bancos oferecem aos seus clientes, todos os meses. O que muita gente não sabe é que essa regalia pode ser tornar um verdadeiro pesadelo. Na realidade, o cheque especial não é uma regalia e não passa de um empréstimo, cedido pelo banco e cobrado a taxas de juros altíssimas. Para você ter uma ideia, os juros do referido cheque, no Brasil, estão entre os mais altos. Eles apenas ficam atrás dos juros dos cartões de crédito.

474394 Cheque especial cuidados para usar dicas.1 Cheque especial: cuidados para usar, dicasCheque especial: amigo da onça? (Foto: Divulgação)

O cheque especial é uma tentação para muitas pessoas. Muitas vezes, seu valor acaba ultrapassando o próprio salário do trabalhador. Na ânsia de consumo, o indivíduo decide usar esse limite, com a ilusão de que vai conseguir reembolsar o banco, com facilidade. Infelizmente, o que mais se vê são pessoas perdidas em dívida, em decorrência deste empréstimo. Tudo isso porque a grande maioria não entende a forma de cálculo dos juros, para reembolso. Tais juros, embora tenham seus valores divulgados com as palavras “ao mês”, na realidade não são calculados assim. Por exemplo, se você fizer um empréstimo de R$1000,00, no cheque especial, com juros de 10% ao mês, você não irá pagar, depois, 10% de mil reais, todo mês; os juros dos próximos meses serão calculados sobre o valor em débito do mês anterior, ou seja, são cumulativos.

474394 Cheque especial cuidados para usar dicas.2 Cheque especial: cuidados para usar, dicasPoupar dinheiro ainda é o melhor negócio (Foto: Divulgação)

Com isso, o valor da sua dívida irá crescer vertiginosamente, enquanto você não conseguir reembolsar o banco. Essa situação se torna, então, uma espécie de bola de neve, da qual o cliente não consegue mais sair. Certamente, a pessoa chegará ao ponto de ter de negociar esta dívida com o banco, dando em troca seus bens.

O mais indicado é não utilizar o cheque especial. Espere, até que você consiga juntar o dinheiro necessário ao que deseja. Questione-se se realmente está precisando comprar certas coisas. O cheque especial atua justamente sobre a fraqueza humana, diante do consumo.

474394 Cheque especial cuidados para usar dicas.3 Cheque especial: cuidados para usar, dicasCuidado com as tentações que levam o seu dinheiro embora (Foto: Divulgação)

Dicas para usar corretamente o cheque especial

Embora o certo seja não usá-lo, muitas pessoas acabam apelando para o cheque especial, devido a alguma emergência – o que não se pode prever. Neste caso, siga algumas dicas simples para usar este valor:

- tudo o que fizer parte deste processo, deve estar devidamente descriminado, em contrato. Você deve lê-lo atentamente e ter consciência do que o aguarda. Se tiver alguma dúvida, converse com alguém que entenda sobre o assunto. Exija, portanto, o fornecimento desse contrato, pelo banco;

- antes de assinar tal contrato, verifique outras possibilidades de empréstimos. Muitas vezes, o próprio banco tem essas vantagens;

- verifique quais os critérios de cobrança, por parte do banco. Muitos deles debitam o valor do próprio depósito de salário do cliente. Isso é proibido, por lei. O máximo que o banco poderá fazer é penhorar uma parte do seu salário, com a devida autorização judicial;

- qualquer mudança na sua relação com o banco deverá ser imediatamente comunicada a você. O banco não pode fazer nada, sem que você esteja ciente do ato;

- aprenda a fazer contas de juros simples e compostos. Ao menos você saberá calcular o valor real de sua dívida.

Estas são dicas simples, caso você necessite usar o cheque especial. O conselho mais certo é que você evite gastos desnecessários e sempre poupe dinheiro. Assim, você conseguirá fazer uma reserva e não precisará emprestar dinheiro dos bancos, pois isso, no fim das contas, terá sido dinheiro jogado fora.

474394 Cheque especial cuidados para usar dicas.4 Cheque especial: cuidados para usar, dicasEvite jogar dinheiro fora (Foto: Divulgação)

Aproveite e veja: Como Fazer Economia Diariamente

Está construindo? Então veja Dicas para economizar na construção