Menu

Moda

Atualizado em 2 de novembro de 2012, às 9:58
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chemisier: o que é, como usar

Peça democrática, que cai bem em qualquer mulher; os camisões estão fazendo sucesso. Saiba o que é chemisier e como usá-lo.

Roupas democráticas, fáceis de serem encontradas e práticas são tudo o que as mulheres desejam. Uma destas peças, que tem feito enorme sucesso, é a chemisier. Certamente, a maioria das mulheres tem um exemplar em seu armário; porém, pode ser que você tenha uma e nem saiba disso. A chemisier (também chamada “vestido camisa”) é uma roupa muito prática e que confere bastante estilo à mulher. Além disso, ela combina com qualquer tipo de corpo e contribui, também, com o alongamento da silhueta. Pode ser usada em diversas ocasiões, com ou sem acessórios. Veja, a seguir, o que é chemisier e como usá-la.

535896 Chemisier o que é como usar.1 Chemisier: o que é, como usarDiferentes formas de usar chemisier com cinto (Foto: Divulgação)

O que é chemisier

A chemisier nada mais é do que uma camisa longa e com botões. Seu nome provém do francês, que significa “camisa”. A peça foi muito usada pelas mulheres, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela era uma alternativa de roupas, já que não havia tecidos elegantes, nem estilistas, à disposição. Na década de 50, a primeira mulher famosa a apresentá-la foi Coco Channel. Na época, ela era uma adaptação da camisa masculina e tinha a parte de baixo mais volumosa. Era, sem dúvida, algo revolucionário, pois simbolizava a liberdade feminina, por meio do uso de roupas andróginas.

535896 Chemisier o que é como usar.2 Chemisier: o que é, como usarAlguns modelos de chemisier, hoje, têm botões apenas na parte de cima (Foto: Divulgação)

Após mais de 20 anos, a moda da chemisier voltou, na década de 70. Contudo, seu formato passou por mudanças e ela ganhou cortes mais retos, sem aquele volume antigo, adquirindo um aspecto de camisa masculina. Hoje, é possível encontrar a chemisier em várias versões. Algumas, inclusive, são cheias de detalhes, babados ou cortes acinturados, que acabam fazendo com que ela tenha características de um vestido, mesmo. O fato é que a peça dá muita liberdade à mulher e, dependendo dos acessórios adotados, a chemisier ganha ares clássicos ou casuais, podendo ser usada durante o dia e à noite.

Como usar chemisier

Não é nada difícil saber como usar chemisier. Ela pode ser usada com cintos, na linha da cintura ou abaixo dela. Caso o cinto fique no quadril, o ideal é puxar um pouco do tecido para cima dele, deixando uma folguinha, para dar um ar mais descolado ao look.

Os sapatos que combinam com chemisier são muitos. Peep toes, unkle boots, rasteirinhas, sapatilhas, saltos plataforma ou oxfords são os mais indicados. Contudo, nada impede que a mulher adote um salto fino, para uma ocasião noturna, desde que o tecido da chemisier seja mais sofisticado.

535896 Chemisier o que é como usar.3 Chemisier: o que é, como usarChemisier com salto fino (Foto: Divulgação)

Para dias quentes, a dica é usar chemisier com os botões do peito abertos e uma regata, embaixo. No caso de usá-las como vestidos, se o tecido for muito leve e fininho (o que acontece, na maioria das peças), prefira colocar, também, um short. Assim, você se previne de constrangimentos.

535896 Chemisier o que é como usar.4 Chemisier: o que é, como usarChemisier em tecido sofisticado (Foto: Divulgação)

Para finalizar, a dica é usar chemisier como saída de praia, pois fica muito elegante e feminino. Neste caso, deve-se preferir os tecidos mais finos e adequados para o verão.

Como se vê, a chemisier é uma peça muito prática e estilosa, que tem tudo para continuar na moda, durante muito tempo.

Veja mais dicas para usar chemisier: Vestidos Camisas: como usar ou, ainda, Vestido-Camisa: Dicas e Looks

535896 Chemisier o que é como usar.5 Chemisier: o que é, como usarChemisier em ocasiões informais (Foto: Divulgação)