Menu

Saúde

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 9:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chás que são calmantes naturais

Algumas plantas funcionam como calmantes naturais e seus chás ajudam a combater o estresse e ansiedade, evitando o uso de medicação.

O uso de calmantes naturais é bastante comum no combate da ansiedade, stress e irritação causados pela correria do dia a dia. A todo o momento estamos sujeitos a situações onde nossos nervos são colocados à flor da pele, e o uso de meios para controlar o problema se faz necessário.

496225 Alguns chás naturais ajudam a combater o estresse e ansiedade. Chás que são calmantes naturaisAlguns chás naturais ajudam a combater o estresse e ansiedade. (Foto: Divulgação)

O uso de medicamentos, apesar de bastante úteis em algumas situações, pode ser evitado com a ingestão de alguns chás que são calmantes naturais, prevenindo a evolução do quadro clínico e evitando algumas desconfortáveis consequências que a terapia alopática pode trazer. Saiba mais a respeito do assunto e conheça os chás que pode trazer benefícios nessas situações.

Veja também quais alimentos podem ser usados no combate ao estresse.

Melissa

Essa planta, também conhecida como erva-cidreira, possui vários óleos essenciais que são capazes de acalmar discretamente o indivíduo. Ainda apresenta efeito sedativo, espasmolítico, melhora a digestão e estimula o sono;

Camomila

Essa erva é composta por substâncias como tanino, cânfora e ácido antêmico, além de um óleo essencial de coloração escura que é bastante utilizado no tratamento da gota e de problemas circulatórios, reumatismo e inflamações. Uma boa dica para melhorar a qualidade do sono e combater a insônia, estresse e ansiedade, é utilizar essa flor dentro do travesseiro.

496225 A camomila ajuda no combate à insônia. Chás que são calmantes naturaisA camomila ajuda no combate à insônia.(Foto: Divulgação)

Erva de São-João

Essa planta tem sua eficácia comprovada por vários estudos científicos, que atestaram sua ação semelhante a dos antidepressivos no tratamento da depressão leve a moderada. Para desfrutar desse efeito é preciso ingerir, diariamente, três xícaras desse chá.

É importante lembrar que a utilização dessa erva não deve ser realizada sem orientação médica, principalmente nos casos de pacientes que fazem uso de outros medicamentos.

496225 A erva de São João não deve ser utilizada sem orientação médica. Chás que são calmantes naturaisA erva de São-João não deve ser utilizada sem orientação médica.(Foto: Divulgação)

Passiflora

A passiflora é uma espécie de maracujá bastante utilizada em formulações fitoterápicas para o combate de crises de ansiedade e depressão. Com ação relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa essa planta é excelente para as pessoas que desejam ter uma boa noite de sono.

496225 A passiflora é um espécie de maracujá. Chás que são calmantes naturaisA passiflora é um espécie de maracujá.(Foto: Divulgação)

Valeriana

As propriedades benéficas são extraídas do chá da raiz de valeriana, que é bem eficaz na diminuição do nervosismo, além de também ajudar a relaxar, proporcionando boas noites de sono.

496225 Os benefícios da valeriana são extraídos de sua raíz. Chás que são calmantes naturaisOs benefícios da valeriana são extraídos de sua raiz.(Foto: Divulgação)

O uso das plantas para garantir a saúde física e psíquica tem se mostrado cada vez mais eficiente. Entretanto é preciso destacar que, como qualquer outro tipo de tratamento, a ingestão desses chás com o objetivo de combater o estresse e ansiedade requer o diagnóstico correto do problema. Por isso é muito importante uma visita ao médico, para esclarecer dúvidas com relação à dosagem correta e efeitos colaterais dos chás.

O estresse constante pode causar doenças, saiba quais.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.