Menu

Criança

Atualizado em 25 de março de 2012, às 4:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chás que fazem bem para a saúde do bebê

Muitas mães encontram-se apreensivas com a chegada do bebê. Confira algumas dicas de chás para cuidar dessas criaturas tão pequenas e dependentes.
413453 Muitos bebês sofrem com as cólicas porém o uso do chá de camomila pode aliviá las. Chás que fazem bem para a saúde do bebêOs chás trazem benefícios e ajudam as mamães a combaterem alguns sintomas
Os chás trazem benefícios e ajudam as mamães a combaterem alguns sintomas

Os bebês, durante os primeiros meses, encontram-se sempre chorosos. Como eles não relatam o que estão sentindo, as mamães sentem-se, em muitos casos, impotentes diante de certas situações, por não conseguirem solucionar o problema. Em geral, as principais causas dos choros se devem a cólicas, infecção de ouvido e tosse. Com a aflição, muitas das mães esquecem que um pouco de chá da erva certa, pode ajudar, ou até mesmo, aliviar os sintomas do bebê. Tendo isso em vista, separamos os principais chás que fazem bem para seu bebê.

413453 Apesar dos benefícios apresnetados pelos chás eles não devem substituir os medicamentos prescritos pelo pediatra. Chás que fazem bem para a saúde do bebêOs chás não devem substituir os medicamentos prescritos pelo pediatra

Maneira adequada do preparo dos chás

Os chás poderão trazer grandes benefícios à saúde de seu filho. Porém, antes de prepará-lo, é preciso ter em mente que uma higiene é essencial. Ou seja, é preciso lavar bem as mãos, assim como os utensílios a serem utilizados durante o preparo do chá. Isso tudo para impedir que ocorra contaminação por microrganismos causadores de doença, que no bebê podem ser fatais.

Adocicando o chá

Na hora de adoçar o chá, é preciso ter muito cuidado. Especialistas afirmam que o ideal é optar por pequenas quantidades do açúcar e, em alguns casos, podemos optar pelo mel. Porém, é preciso ter em mente que o mel só deverá ser utilizado em crianças acima de um ano, pelos riscos de ocasionar problemas gastrointestinais.

Aliviando as cólicas dos bebês

Em algumas situações, é possível relacionar o choro do bebê com o sintoma de cólica. Nesses casos, é possível fornecer ao pequeno, chá de camomila ou de erva-doce, dissolvido em 150 ml de água fervente. Deixe esfriar e sirva-o, no mínimo, três vezes ao dia, porém sem exageros.

413453 Apesar dos benefícios apresnetados pelos chás eles não devem substituir os medicamentos prescritos pelo pediatra. Chás que fazem bem para a saúde do bebêOs chás não devem substituir os medicamentos prescritos

O chá de camomila é ótimo para dor de dente

Da mesma forma que a camomila pode ser utilizada para cólicas, a mesma erva é muito eficiente no combate das dores de dentes. Ou seja, durante o nascimento dos “dentinhos”, o bebê pode apresentar-se choroso e inquieto, devido às dores. Assim, o chá de camomila é ótimo para aliviar esses sintomas.

Combatendo os resfriados

Os resfriados são muito comuns entre os bebês. O uso de chás de poejo e eucalipto é ótimo para o combate desses problemas. Além disso, eles são expectorantes muito eficazes, aliviando de maneira sadia os sintomas que o bebê apresenta.

Os chás de romã e os de cebola também são poderosos no combate de sintomas de dor de garganta e de tosse.

Os chás não substituem os remédios

Apesar de, em muitos casos, os chás colaborarem com o desaparecimento dos sintomas do bebê. É preciso se lembrar de que, em hipótese alguma, devem ser substituídos pelo uso de medicamentos prescritos pelo pediatra. Ou, seja apesar dos benefícios, apenas o médico responsável poderá orientar quanto a substituição do medicamento pelo chá. Caso contrário, poderá trazer consequências irreversíveis.

413453 Muitas mães sentem se apreensivas com a chegada do bebê. Chás que fazem bem para a saúde do bebêMuitas mães sentem-se apreensivas com a chegada do bebê

Os chás caseiros estão presentes em nossas vidas há décadas e muitos deles podem ser usados para trazer benefícios aos bebês e por isso são utilizados até hoje. É fundamental não se esquecer de ter cautela com as doses diárias e nunca substituí-los pelos medicamentos prescritos pelos especialistas.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.