Menu

Saúde

Atualizado em 2 de junho de 2011, às 19:32 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chás Que Ajudam Na Digestão

chas que ajudam na digestão 1 Cópia Chás Que Ajudam Na DigestãoTomar chá já é um habito que é usado a milhares de anos que começa na infância com os chazinhos receitados pela vovó e que realmente tinham efeitos positivos e o mais importante é que as crianças passaram a gostar de tomar essa bebida tão acalentadora. Como dizem as pessoas nada melhor do que o chazinho da vovó para curar qualquer mal, pois o habito de tomar chá é muito apreciado e pode ser tomado a qualquer hora do dia ou da noite e já se sabe também que seus benefícios vão muito além do sabor delicioso e da sensação maravilhosa de conforto que ele traz. Vários estudos feitos em laboratório já comprovaram os benefícios que os chás trazem a saúde das pessoas. Muitos deles são tomados com freqüência sem recomendações medicas como os chás laxativos, anti gripais e digestivos.

Chá digestivos

Os chás digestivos ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a  sensação de saciedade, o desconforto que acontece quando é ingerido uma quantidade excessiva de alimentos ou em quantidade normal. Os chás digestivos mais conhecidos são: Camomila, Erva Doce, Hortelã, Boldo, Raiz de Genciana, Sálvia, Anis Estrelado e Carqueja. O chá pode ser preparado na forma de infusão, a proporção é de uma colher (de sopa) bem cheia para um litro de água. Se a planta digestiva for amarga uma excelente opção é colocar uma rama de canela junto quando for preparar o chá. Para que faça efeito o chá digestivo deve ser ingerido pelo menos uma hora depois da refeição. Mas não esqueça que o cha mesmo que digestivo não deve ser tomado por mais do que quinze dias, pois ele deve ser trocado por outro e assim ir fazendo o rodízio para que não faça mal.

chas que ajudam na digestão 21 300x201 Chás Que Ajudam Na Digestão

Curiosidade sobre o chá

Você sabe como o chá surgiu? Pois bem , foi no ano 2737 a.C quando o imperador chinês Shen Nong que era muito conhecido pelas suas iniciativas como cientista, um dia sofreu uma intoxicação gastrointestinal depois de ter provado uma de suas experiências malucas. Na tentativa de reverter o quadro de intoxicação foi quando acidentalmente deixou cair algumas plantas em uma xícara de água fervida. Assim que sentiu o aroma das ervas na água resolveu beber e por incrível que pareça ele melhorou da indigestão. E foi a partir desse seu chá acidental que foi desenvolvido o habito de se tomar chá para curar ou aliviar sintomas de diversas doenças e desconforto alimentar.

Chá industrializado

Hoje em dia existem centenas de chás industrializados a venda nas farmácias e supermercados e são comercializados livremente sem qualquer exigência medica. Cabe a cada pessoa determinar o chá que melhor age em seu organismo, nem sempre o que é bom para alguns vai ter o mesmo efeito em outros. Os chás digestivos são muito usados, principalmente na região sul do Brasil para ser mais precisa no Rio Grande do Sul, pois ele é acrescentado na erva mate que é preparado o delicioso chimarrão. Mas existem muitos ervateiros que vendem os chás na forma como eles são na natureza sem passar por qualquer tipo de processo industrial. Quando um chá é retirado da natureza e consumido ele passa a ser natural, mas é preciso ter cuidado na hora de colher o chá para ter certeza de que ele é de um lugar saudável sem qualquer tipo de contaminação.

chás que ajudam na digestão 3 283x250 Chás Que Ajudam Na Digestão

Para concluir:

Se você não toma nenhum tipo de chá, não sabe o que esta perdendo, pois os chás trazem grandes benefícios á saúde das pessoas. Existem chás para todas as doenças e há quem diz que foi curado de seus males com chá. Os chineses usam a pratica de chás diariamente, os americanos têm o costume do chá das cinco e assim cada povo tem um jeito especial de tomar chá, seja ele qual for, mas o que importa mesmo é ter o habito de tomar chá.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.