Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chás para gripe que gestantes podem tomar

A gripe é uma situação delicada em gestantes. Saiba quais os chás a gestante pode usar no combate dos sintomas.

A gripe é um problema bastante comum em épocas frias do ano, e além de causar muito incômodo com sintomas como obstrução nasal, tosse seca, dor de garganta, febre e dores pelo corpo, pode ser mais frequente em gestantes, devido uma vulnerabilidade do sistema imunológico durante esse período.

A gripe é uma situação delicada em gestantes. (Foto: divulgação)

Devido à delicadeza da situação, o uso de remédios nem sempre é a melhor ideia, pois pode prejudicar o bebê em formação, e a solução acaba sendo apostar em tratamentos naturais, que ajudam a proporcionar maior bem estar. Fique por dentro do assunto e conheça os chás para gripe que gestantes podem tomar.

Quando procurar auxílio médico

A gestação é um período muito especial, em que é necessário tomar o máximo de cuidado com qualquer evento inesperado. De acordo com os especialistas, além de realizar regularmente o pré-natal, a gestante deve procurar auxílio médico assim que sentir os primeiros sinais de gripe. Essa é a maneira mais segura para evitar agravos, como a pneumonia, sinusite, faringite e amigdalite, que podem colocar em risco a saúde do bebê.

A gripe em gestantes

A gripe é uma doença autolimitada, que costuma cursar com sintomas generalizados e que podem ser altamente incapacitantes, especialmente para a mulher grávida. O tratamento para o problema se baseia no combate dos sintomas como dores pelo corpo, cansaço físico e mental, febre, mal estar, garganta inflamada, tosse, obstrução nasal e coriza, assegurando maior conforto ao paciente e permitindo que o próprio organismo monte uma resposta imunológica contra o vírus da gripe.

Prevenção da gripe

Todas as mulheres grávidas devem apostar na prevenção das doenças típicas do inverno, adotando bons hábitos alimentares e incluindo na dieta alimentos ricos em vitamina C, como frutas e verduras, que fortalecem o sistema imunológico e diminuem as chances de pegar gripe.

Os chás podem ajudar no combate dos sintomas gripais. (Foto: divulgação)

Uso de chás no combate dos sintomas gripais

Caso a grávida acabe ficando doente, a solução é se cuidar para evitar o agravamento do quadro clínico, mantendo uma boa hidratação e apostando em alguns tratamentos que visam diminuir o mal estar. O consumo de chás pode ser extremamente benéfico, pois além de contribuir para manter o organismo bem hidratado, também auxilia no combate de determinados sintomas.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado, pois existem alguns chás que não podem ser consumidos por grávidas, como é o caso daqueles ricos em cafeína.

  • Chás que podem ser consumidos por gestantes

No combate dos sintomas gripais, os principais chás que podem ser consumidos para desobstruir o nariz, melhorar o desconforto muscular e a dor de garganta são:

  • Camomila;
  • Eucalipto;
  • Folha de laranja;
  • Hortelã;
  • Gengibre.

Uma dica inteligente é substituir o açúcar por mel, na hora de adoçar a bebida.

O chá de camomila é permitido para gestantes. (Foto: divulgação)

A gripe é uma doença bastante comum durante os meses frios do ano e é uma situação delicada em gestantes. Aos primeiros sintomas a grávida deve procurar auxílio médico para acompanhamento, e é possível fazer uso de tratamentos caseiros, como os chás, que combatem os sintomas mais incômodos da gripe. Vale a pena ressaltar que as gestantes não podem consumir alguns tipos específicos de chás e, na dúvida, é melhor evitá-los.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL