Menu

Saúde

Atualizado em 29 de janeiro de 2012, às 6:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chá de hortelã: benefícios

O chá de hortelã tem o gosto muito agradável e ainda traz inúmeros benefícios à saúde.
384898 Chá de hortelã benefícios 3 Chá de hortelã: benefíciosO chá de hortelã, além de ser saboroso, traz muitos benefícios à saúde (Foto: Divulgação)

A hortelã é uma erva que pode ser usada como condimento, mas também pode servir para fazer um delicioso chá que, além de refrescante, faz bem para a saúde. Por isso, saiba quais são os benefícios do chá de hortelã.  

Entre os chás medicinais, o de hortelã é um dos mais nutritivos. Como a planta possui o mentol, substância que tem um componente antibacteriano, o seu chá libera um vapor que ajuda a aliviar tosses e constipações. Além disso, ele alivia dores musculares consequentes de exercícios físicos intensos, ajuda o sistema digestivo por conter vitaminas do complexo B, cálcio e potássio e ameniza os sintomas da diarreia, cólica, dores de barriga e do estômago. E para quem tem mau hálito, o gargarejo com o chá de hortelã deixa-o mais gostoso e acaba com dores de garganta.

Um outro benefício da hortelã serve para as pessoas que pretendem perder peso. Um estudo realizado nos Estados Unidos indicou que pessoas que inalaram o óleo de menta, a cada duas horas,consumiam 350 gramas de calorias por dia, porque ele dava a sensação de saciedade mais cedo. Do mesmo modo, funcionaram as folhas de hortelã mascadas e os chicletes com aroma de hortelã.

384898 Chá de hortelã benefícios 1 Chá de hortelã: benefíciosA hortelã possui um componente antibacteriano que protege a garganta, livrando-a de tosses (Foto: Divulgação)

O gosto do chá de hortelã é muito bom, pois é refrescante e saboroso. Ele é também totalmente isento de cafeína e pode ser ingerido quente ou frio. Para os chocólatras, a menta adicionada ao chocolate é uma ótima opção, pois ela sacia a vontade pelo doce.

Para preparar o chá de hortelã, lave bem as folhas e os talos da planta, deixando-as em uma xícara de chá. Em seguida, adicione meio litro de água e deixe as folhas e os talos de molho por 5 a 10 minutos, ou até que a água fique ‘amarelada’. Então, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto ou beba-o natural, porque o seu gosto é agradável de qualquer jeito.

384898 Chá de hortelã benefícios 2 Chá de hortelã: benefíciosO chá de hortelã é muito fácil de ser feito (Foto: Divulgação)

Se preferir o chá quente, coloque as folhas e os talos em uma leiteira com água e deixe ferver. Depois, coloque um prato para criar a infusão e adoce o chá a seu modo.

A hortelã é uma planta que, além de ter o cheiro muito gostoso, traz muitos benefícios à nossa saúde. Por isso, beba muito chá de hortelã para ter a sua saúde revigorada, sentindo o seu gosto refrescante.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.