Bem Estar

Chá de hortelã: benefícios

O chá de hortelã, além de ser saboroso, traz muitos benefícios à saúde (Foto: Divulgação)

A hortelã é uma erva que pode ser usada como condimento, mas também pode servir para fazer um delicioso chá que, além de refrescante, faz bem para a saúde. Por isso, saiba quais são os benefícios do chá de hortelã.  

Entre os chás medicinais, o de hortelã é um dos mais nutritivos. Como a planta possui o mentol, substância que tem um componente antibacteriano, o seu chá libera um vapor que ajuda a aliviar tosses e constipações. Além disso, ele alivia dores musculares consequentes de exercícios físicos intensos, ajuda o sistema digestivo por conter vitaminas do complexo B, cálcio e potássio e ameniza os sintomas da diarreia, cólica, dores de barriga e do estômago. E para quem tem mau hálito, o gargarejo com o chá de hortelã deixa-o mais gostoso e acaba com dores de garganta.

Um outro benefício da hortelã serve para as pessoas que pretendem perder peso. Um estudo realizado nos Estados Unidos indicou que pessoas que inalaram o óleo de menta, a cada duas horas,consumiam 350 gramas de calorias por dia, porque ele dava a sensação de saciedade mais cedo. Do mesmo modo, funcionaram as folhas de hortelã mascadas e os chicletes com aroma de hortelã.

A hortelã possui um componente antibacteriano que protege a garganta, livrando-a de tosses (Foto: Divulgação)

O gosto do chá de hortelã é muito bom, pois é refrescante e saboroso. Ele é também totalmente isento de cafeína e pode ser ingerido quente ou frio. Para os chocólatras, a menta adicionada ao chocolate é uma ótima opção, pois ela sacia a vontade pelo doce.

Para preparar o chá de hortelã, lave bem as folhas e os talos da planta, deixando-as em uma xícara de chá. Em seguida, adicione meio litro de água e deixe as folhas e os talos de molho por 5 a 10 minutos, ou até que a água fique ‘amarelada’. Então, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto ou beba-o natural, porque o seu gosto é agradável de qualquer jeito.

O chá de hortelã é muito fácil de ser feito (Foto: Divulgação)

Se preferir o chá quente, coloque as folhas e os talos em uma leiteira com água e deixe ferver. Depois, coloque um prato para criar a infusão e adoce o chá a seu modo.

A hortelã é uma planta que, além de ter o cheiro muito gostoso, traz muitos benefícios à nossa saúde. Por isso, beba muito chá de hortelã para ter a sua saúde revigorada, sentindo o seu gosto refrescante.

Recomendado para você

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Fazer convite de casamento passo a passo

Comentários

2 respostas para “Chá de hortelã: benefícios”

  1. eduarda flor disse:

    adorei os chas fiz para mim e tive otimos resutados

  2. pretinho disse:

    procê sana !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *