Menu

Saúde

Atualizado em 14 de fevereiro de 2011, às 16:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chá de Camomila, Calmante Natural

imagesCAGG0E26 Chá de Camomila, Calmante Natural

Tanto aqui no Brasil como em outros países a camomila e conhecida e utilizada, sendo considerada uma erva medicinal que age de diversas formas no nosso organismo, além de contribuir significativamente para a estética e para a saúde.

A sua flor apresenta um aroma agradável ela apresenta semelhança com a flor da margarida, o que muitos não sabem que temos que as colher antes que esteja completamente desenvolvida para que seu poder seja totalmente eficaz, a camomila é composta por ácido antêmico, tanino, óleo essencial escuro e cânfora.

Muitos estudos foram feito com relação ao chá de camomila, a maioria afirmam que é uma erva aromática digestiva, e um tranqüilizante natural que ajuda no tratamento da tensão nervosa, reumatismo, problemas circulatórios, stress, ansiedade, insônias e dores de cabeça etc.

Alguns até usam o chá de camomila na pele para efeito suavizante e nos cabelos é aplicado para realçar a cor dourada, se aplicado o chá em compressas na região dos olhos clareia as olheiras e ajuda a diminuir o inchaço.

A camomila tem todo esse poder graças a seu óleo essencial chamado azuleno muito conhecido pelas indústrias de cosméticos e farmacêuticos.

Uma curiosidade sobre essa erva é que muitos falam que a camomila dá muita sorte e atrai dinheiro, segundo alguns mitos ditos por ai é que em tempos atrás os jogadores costumavam lavar as mãos com o chá antes de entrarem para uma partida de futebol, acreditavam que o chá os fariam ganharem o jogo, agora se isso é uma verdade ou não passa de lenda urbana quem sou eu para poder responder.

A camomila age como efeito calmante no corpo, muito encontrada nas farmácias de manipulação por pessoas com irritações na pele ou mesmo queimaduras superficiais, pois o chá causa sensação de alivio na região afetada.

Se na hora do banho você quiser relaxar coloque um pouco das flores seca na banheira com água morna, deite aproveite a calmaria que a erva vai lhe transmitir.

Muitas mães usam o chá de camomila para acalmar e tirar as cólicas os bebe, dores estas que tanto persegue os pequeninos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.