Menu

Saúde

Atualizado em 15 de abril de 2012, às 17:45 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Chá de boldo: benefícios

Conheça os principais benefícios do chá de boldo e como prepará-lo. Saiba também a quantidade diária que deve ser ingerida e as precauções a serem tomadas.

O boldo é uma planta conhecida há muitos anos e é muito utilizada no tratamento de problemas no fígado, dores de cabeça e mal-estar. Além desses benefícios, o chá de boldo, quando tomado antes das refeições, auxilia na digestão e é um excelente diurético. Atua como calmante para pessoas com insônias e com dificuldades de enfrentar os problemas diários.

427534 boldo Chá de boldo: benefíciosO boldo é um arbusto de origem chinesa

Principais benefícios

O boldo é um arbusto de origem chinesa, sendo exportadas mais de 1000 toneladas de folhas por ano para outros países. Possui nome científico de Peumus boldus Molina.  É uma planta medicinal de grande utilidade em tratamentos de uso caseiro, principalmente para problemas relacionados à digestão. Além disso, essa planta possui muitos outros benefícios, confira.

  • Melhora o bom funcionamento do fígado;
  • Diminui a azia;
  • Ajuda na digestão e no bom funcionamento do aparelho digestivo;
  • Auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais (gastrites);
  • Diminui os efeitos causados pelas bebidas alcoólicas (como ressaca);
  • Alivia os problemas causados por intolerância alimentar;
  • Ação antioxidante, antifúngico e antibacterícida;
  • Ajuda a diminuir os gases intestinais;
  • Possui efeito calmante.
427534 cha de boldo para o estomago Chá de boldo: benefíciosO chá de boldo pode ser consumido até três vezes por dia

Como fazer o chá de boldo

 Trata-se de um chá simples, rápido e fácil de fazer. Basta ter os ingredientes e em poucos minutinhos está pronto. Aprenda a fazer esse chá:

 Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de folhas picadas de boldo
  • 1 xícara de água

 Modo de preparo: Ferva a água em uma panela e em seguida coloque as folhas de boldo. Depois é só abafar com tampa, deixando descansar em torno de dez minutos. Depois coe, e espere esfriar para tomar. Evite o uso de açúcar, o ideal é tomar natural. 

Quantidade diária e precauções

 O chá de boldo pode ser tomado três vezes ao dia. Durante a gestação não se deve usar esse chá, pois possui propriedades abortivas e pode provocar hemorragias internas. Quando utilizado em excesso pode causar vômitos, diarréias e até problemas no sistema nervoso.

427534 como evitar refluxo Chá de boldo: benefíciosEsse chá é muito usado para problemas digestivos

Essa bebida pode ser uma excelente opção de tratamento natural para os problemas do sistema digestivo, do fígado e dos rins. A maioria das pessoas opta por não tomar esse chá por conter um gosto muito amargo.  A dica para amenizar essa sensação é utilizar adoçantes dietéticos, que aliviam o gosto amargo e ainda mantêm suas propriedades benéficas. É importante não se esquecer de que o consumo exagerado pode ser prejudicial à saúde. O ideal é utilizá-lo somente quando estiver com algum problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.