Cerca de 10% das mulheres brasileiras sofrem de endometriose

PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), cerca de 10% das mulheres brasileiras sofrem de endometriose. Para obter este índice, o estudo avaliou dados de 5 mil mulheres de todas as regiões do país.

Estima-se que seis milhões de brasileiras sofram com endometriose sem saber. (Foto:Divulgação)

Dados da endometriose no Brasil

Das mulheres entrevistadas, 63% delas afirmaram não conhecer alguém com a doença, mesmo se tratando de um problema de saúde feminina bastante comum. É provável que parte deste desconhecimento se deva ao diagnóstico tardio. Segundo estudos realizados pela USP e pela Unicamp, a mulher leva em média sete anos para descobrir que sofre com endometriose.

O levantamento realizado pela SBE descobriu que 88% das mulheres não sabem como tratar a endometriose, enquanto 55% desconhecem o significado desta doença, que possui uma incidência consideravelmente alta no Brasil. Estima-se que seis milhões de brasileiras sofram com endometriose sem saber.

PUBLICIDADE

Os dados revelam que, de 5 mulheres com infertilidade, 2 têm endometriose. Em outros números, estima-se que até 40% da população feminina infértil sofre com o problema. As mulheres diagnosticadas com a enfermidade podem ainda ter os outros órgãos do corpo prejudicados, como bexiga e intestino. Também existe uma chance mínima (1%) de a endometriose desencadear algum tipo de câncer.

Veja também: Endometriose, o que é, sintomas, como Tratar

Saiba mais sobre a endometriose

A doença é caracteriza pelas cólicas fortes e fluxos menstruais intensos. (Foto:Divulgação)

A endometriose é uma doença que se desenvolve quando há um acúmulo de endométrio (tecido que reveste o interior do útero) na cavidade abdominal, no ovário e nas trompas. Esta condição agride o organismo feminino com sintomas, como menstruações dolorosas, cólicas fortes, dores durante a relação sexual e ao evacuar.

A doença, considerada um dos principais motivos da infertilidade em mulheres, é causada quando as células endometriais crescem fora do útero. Embora os cientistas saibam como a endometriose se manifesta no corpo da mulher, a causa é desconhecida.

PUBLICIDADE

Normalmente a endometriose é diagnosticada em mulheres com idade entre 25 e 35 anos. Também existe a possibilidade desta doença ser passada de uma geração para a outra. As mulheres que começam a menstruar muito cedo, que nunca tiveram filhos e que possuem ciclos menstruais frequentes contam com uma probabilidade maior para desenvolver a endometriose.

A endometriose não tem cura, mas pode ser tratada. (Foto:Divulgação)

O diagnóstico da endometriose é realizado através de exames específicos, como Ultrassom transvaginal e Laparoscopia pélvica. Embora não tenha cura, o tratamento consiste na ingestão de remédios para controlar os sintomas, como é o caso das dores intensas. Em alguns casos, é necessária a realização de cirurgia para retirar as áreas de endométrios.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Tratamentos Indicados contra Endometriose

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.