Menu

Saúde

Atualizado em 27 de janeiro de 2012, às 10:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ceratocone – O que é, tratamento

O ceratocone atinge a córnea, deixando a acuidade visual muito prejudicada. O uso de óculos de grau e lentes de contato adequadas ajudam na melhora de casos mais leves.
384489 ceratocone o que e tratamento Ceratocone   O que é, tratamentoO ceratocone deixa a córnea em formato de cone

É na córnea, parte anterior transparente que recobre e proteje a superfície dos olhos e que tem a função de focar a luz através da pupila para a retina, atuando como uma espécie de lente fixa, que pode acontecer o ceratocone, uma doença que se desenvolve de forma lenta, afinando e enfraquecendo esta importante região ocular.

Quando a córnea é acometida pelo ceratocone, ela vai perdendo o seu formato esférico ao longo do tempo, ficando parecida a um cone. Daí vem o nome desta patologia, que na maioria dos casos, aparece durante a adolescência, podendo atingir os dois olhos ou apenas um deles.

A melhor forma de diagnosticá-la é através de um exame conhecido como topografia corneana computadorizada, que deve ser requerido pelo oftalmologista.

Causas

Não existe uma causa definida para o aparecimento do ceratocone, mas algumas pesquisas apontam que ele pode estar relacionado à hereditariedade (10% dos portadores têm casos no grupo familiar), a doenças alérgicas e ao uso prolongado de lentes de contato inadequadas.

Sintomas

384489 ceratocone o que e tratamento 1 Ceratocone   O que é, tratamentoAlguns dos sintomas podem ser confundidos com outros problemas de visão

As pessoas atingidas pelo ceratocone costumam ter um aumento progressivo no grau dos óculos, para a correção de astigmatismo e da miopia, que mudam com frequência a cada visita ao oftalmologista.

Além disso, é possível notar uma queda na acuidade visual, com embaçamento da visão, dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, visão distorcida e hiper sensibilidade à luz. Estes sintomas podem afetar bastante a vida do paciente, já que dificultam a leitura e outras tarefas do dia-a-dia, como assistir televisão e dirigir um veículo.

Geralmente, o paciente não sente dor.

Tratamento

384489 ceratocone o que e tratamento 2 Ceratocone   O que é, tratamentoLentes de contato adequadas ajudam na correção do ceratocone

Existem vários tipos e graus de ceratocone, e os tratamentos variam de acordo com cada um deles. Em casos mais leves ou mesmo no estágio inicial, o uso de óculos de grau resolve o problema.

No entanto, em casos intermediários, é necessário o uso de lentes de contato, cujo material de fabricação será definido pelo oftalmologista. Podem ser lentes rígidas de gás permeáveis, lentes tóricas ou lentes desenvolvidas especificamente para o ceratocone.

Quando o ceratocone está bastante avançado, e nas situações em que o paciente não se adapta às lentes de contato, o oftalmologista pode indicar um procedimento cirúrgico. Existem atualmente algumas opções de cirurgia, sendo duas mais frequentemente utilizadas:

- Anel de Ferrara

Procedimento rápido, que dura cerca de 20 minutos e consiste no implante de um anel (pequena prótese) entre as camadas da córnea, para corrigir a sua curvatura. Após a aplicação desta técnica, pode ser necessário o uso de lentes de contato ou óculos para ajudar na melhora da visão.

- Transplante de córnea

A córnea com ceratocone é retirada e substituída por outra saudável, mediante doação. Neste caso, é preciso enfrentar a fila de espera dos transplantes.

Novas possibilidades

384489 ceratocone o que e tratamento 3 Ceratocone   O que é, tratamentoCrosslink de córnea é um tratamento mais moderno

Novas técnicas de tratamento e prevenção para o ceratocone têm surgido, como o crosslink (ou X-Link), que consiste na aplicação de luz ultravioleta na córnea, juntamente com a vitamina B2 (riboflavina). O tratamento ajuda a tornar a córnea mais resistente, e é indicado a pacientes jovens e com o ceratocone ainda na fase inicial.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.