Menu

Saúde

Atualizado em 10 de janeiro de 2012, às 7:40 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Celulite infecciosa: o que é, como tratar

A celulite infecciosa é uma doença grave que pode até levar o paciente à morte.

Diferente daqueles tão temidos furinhos que aparecem nas pernas femininas conhecidos como celulite estética, ou lipodistrofia ginoide, como os médicos os chamam, a celulite infecciosa é muito perigosa. Se não for bem tratada ou se o diagnóstico não for feito com rapidez, ela pode gerar uma infecção generalizada, levando o paciente ao óbito. Por isso, saiba o que é a celulite infecciosa e como tratá-la.

A celulite infecciosa pode ser provocada por vários tipos de bactérias que atingem principalmente crianças, idosos ou pessoas com a imunidade baixa. As mais comuns em recém-nascidos são os estreptococos, os hemófilos e os estafilococos enquanto os idosos são mais frequentemente atacados pelos pseudomas. Assim, essas bactérias inflamam as camadas subcutâneas.

372785 Celulite infecciosa 1 Celulite infecciosa: o que é, como tratarA celulite infecciosa é mais comum em crianças por causa da sua baixa imunidade. (Foto: Divulgação)

Esses micro-organismos penetram no organismo humano através de picadas de insetos, feridas na pele, acnes ou problemas odontológicos. Sendo assim, os locais mais comuns para o aparecimento da celulite infecciosa são no rosto e nas pernas, apesar de atacar outras partes do corpo também.

Os principais sintomas da celulite infecciosa são a inflamação nos gânglios, manchas dolorosas, inchaços locais, dores no corpo e febre. Portanto, se você tiver um desses sintomas, dirija-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo da sua casa.

Se a celulite infecciosa atingir o rosto, o quadro fica mais perigoso, pois a pessoa corre o risco de sofrer de meningite bacteriana ou de lesões nos olhos. Em outras partes do corpo, ela pode se manifestar como bolhas dolorosas que provocam a necrose do tecido ao estourarem. Porém, em casos mais graves, ela pode causar uma infecção generalizada, com a qual o paciente corre o risco de morte.

372785 Celulite infecciosa 2 Celulite infecciosa: o que é, como tratarA celulite infecciosa causa bolhas dolorosa que necrosam o tecido após estourarem. (Foto: Divulgação)

Para tratar essa doença, o médico irá receitar antibióticos sistêmicos do tipo amoxacilina ou cefalosporina. Então, com boa alimentação e repouso, será possível vencer as bactérias causadoras da celulite infecciosa. Sendo assim, siga as instruções do seu médico metodicamente ou ela poderá voltar.

Para não sofrer dessa terrível doença, a higiene é a principal recomendação porque ela é causada por bactérias que penetram na pele através de arranhões, feridas ou inflamações. Desse modo, sempre que machucar a sua pele, limpe bem o local e fique livre da celulite infecciosa.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.