Search

Celulite infecciosa: o que é, como tratar

A celulite infecciosa é uma doença grave que pode até levar o paciente à morte.
Google plus

Diferente daqueles tão temidos furinhos que aparecem nas pernas femininas conhecidos como celulite estética, ou lipodistrofia ginoide, como os médicos os chamam, a celulite infecciosa é muito perigosa. Se não for bem tratada ou se o diagnóstico não for feito com rapidez, ela pode gerar uma infecção generalizada, levando o paciente ao óbito. Por isso, saiba o que é a celulite infecciosa e como tratá-la.

celulite infecciosa

celulite infecciosa (Foto: EliminarCelulite)

Celulite infecciosa: o que é, como tratar

A celulite infecciosa pode ser provocada por vários tipos de bactérias que atingem principalmente crianças, idosos ou pessoas com a imunidade baixa. As mais comuns em recém-nascidos são os estreptococos, os hemófilos e os estafilococos enquanto os idosos são mais frequentemente atacados pelos pseudomas. Assim, essas bactérias inflamam as camadas subcutâneas.

Esses micro-organismos penetram no organismo humano através de picadas de insetos, feridas na pele, acnes ou problemas odontológicos. Sendo assim, os locais mais comuns para o aparecimento da celulite infecciosa são no rosto e nas pernas, apesar de atacar outras partes do corpo também.

Nunca deixe de tratar esse problema, ele pode ser mortal. (Foto: MNatal)

Nunca deixe de tratar esse problema, ele pode ser mortal. (Foto: MNatal)

Sintomas da Celulite Infecciosa

Os principais sintomas da celulite infecciosa são a inflamação nos gânglios, manchas dolorosas, inchaços locais, dores no corpo e febre. Portanto, se você tiver um desses sintomas, dirija-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo da sua casa.

Se a celulite infecciosa atingir o rosto, o quadro fica mais perigoso, pois a pessoa corre o risco de sofrer de meningite bacteriana ou de lesões nos olhos. Em outras partes do corpo, ela pode se manifestar como bolhas dolorosas que provocam a necrose do tecido ao estourarem. Porém, em casos mais graves, ela pode causar uma infecção generalizada, com a qual o paciente corre o risco de morte.

Veja abaixo os sintomas da doença:

  • Febre;
  • Dor local;
  • Pele avermelhada onde ocorreu o problema;
  • Inchaço no local afetado;
  • Inflamação das ínguas perto do local afetado;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça.
Conhecer os sintomas é fundamental para o tratamento correto. (Foto: tuasaude)

Conhecer os sintomas é fundamental para o tratamento correto. (Foto: tuasaude)

Tratamento Celulite Infecciosa

Para tratar essa doença, o médico irá receitar antibióticos sistêmicos do tipo amoxacilina ou cefalosporina. Então, com boa alimentação e repouso, será possível vencer as bactérias causadoras da celulite infecciosa. Sendo assim, siga as instruções do seu médico metodicamente ou ela poderá voltar.

Para não sofrer dessa terrível doença, a higiene é a principal recomendação porque ela é causada por bactérias que penetram na pele através de arranhões, feridas ou inflamações. Desse modo, sempre que machucar a sua pele, limpe bem o local e fique livre da celulite infecciosa.

Como Prevenir Celulite Infecciosa

A prevenção é sempre o melhor a fazer contra qualquer doença, contra a celulite infecciosa não é diferente. Para começar, você deve saber que não poderá abrir nenhuma ferida em áreas que tem grande chance de atrair doenças, são elas: rostos, pernas e pés. Se houver algum ferimento nessas áreas, mantenha o local sempre bem limpo e coloque remédios para tratar a ferida, como cremes antibacterianos. Deixe o local afetado coberto com faixa, trocando o curativo sempre que possível.

A higiene é a principal dica contra qualquer tipo de doença. Tente sempre limpar as mãos ao chegar em casa de lugares públicos. Faça hidratação em sua pele, com isso você dará vida a sua pele e também vai evitar rachaduras.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top