Menu

Saúde

Atualizado em 28 de março de 2011, às 17:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Células-tronco

celulas tronco Células tronco

As células-tronco embrionárias tornou um assunto que tem gerado muita polêmica, pois são muitas opiniões diferentes.

As células-tronco embrionárias é de grande interesse para os estudos dos cientistas visto que elas são capazes de formar qualquer tipo de órgão ou tecido, o que as tornam diferentes das células-tronco adultas, mais especializadas.Vários pesquisadores acreditam que os estudos com embriões podem, no futuro, trazer a cura para doenças degenerativas, recuperação de traumas na medula e até mesmo fazer clones de órgãos para transplante. Já outros dizem que as pesquisas deveriam ser focadas nas células adultas e tendo em consideração os limites éticos.

Esse tema gera muito debate visto que para decifrar a estrutura das células, o embrião tem de ser destruído, sendo isso considerado um aborto.
Segundo a professora do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) Lenise Garcia, a proibição do uso de embriões humanos não afetaria o progresso da ciência. “Há estudos que comprovam que as células encontradas no líquido amniótico (que envolve o feto durante a gravidez) possuem características muito semelhantes às das células embrionárias.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Celso Lafer, enviou uma carta à ministra Ellen Gracie, presidente do STF, onde Lafer defende que os controles estabelecidos pela Lei de Biossegurança “conciliam adequadamente os valores envolvidos, possibilitando os avanços da ciência em defesa da vida e o respeito aos padrões éticos de nossa sociedade”.

O uso de células-tronco de embriões humanos em pesquisas científicas será julgada no dia 5 de março na quarta-feira , mas as chances de que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de uma resposta definitiva sobre o assunto é quase que impossível.

Como andam as pesquisas com células-tronco?

Apesar dos cientistas encontrarem dificuldades para lidar com os conservadores, as pesquisas com células-troncos já estão oferecendo bons resultados e causando surpresas agradáveis nos experimentos feitos em laboratórios. Várias instituições já se preocupam em financiar pesquisas e tudo indica que os projetos de estudos na área vão evoluir cada vez mais, tanto no exterior como no Brasil.

Uma das novidades na área de células-tronco foi notificada pelo Instituto Butantan, que desenvolveu uma técnica de obtenção dessas estruturas a partir de células extraídas do dente de leite, sem a necessidade de utilizar embriões. A descoberta promete auxiliar no tratamento de varias doenças e dar novos rumos a terapia celular. Alguns estudos nos Estados Unidos também comprovam que daqui algum tempo as células-tronco  serão úteis no tratamento contra calvície, ou seja, os carecas poderão ter cabelos novamente.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.