Search

Celular: como limpar corretamente

Para que o celular não concentre germes que oferecem riscos para a saúde, é importante investir na limpeza periódica e apropriada do aparelho.
Google plus

Uma pesquisa já revelou que no Brasil há mais celulares do que pessoas, ou seja, o envolvimento com o aparelho de telefonia móvel tem se tornado cada vez maior. Embora ofereça vários benefícios para a comunicação entre os indivíduos, o celular representa um perigo para a saúde humana.

O celular tem 10 vezes mais bactérias do que o assento sanitário. (Foto:Divulgação)

Celulares sujos concentram bactérias

Há pouco tempo atrás, um novo estudo realizado pela Universidade do Arizona afirmou que o celular apresenta dez vezes mais bactérias do que o vaso sanitário. Esta análise assustadora considerou o fato de que o banheiro é limpo com certa regularidade, diferente do aparelho, que dificilmente é submetido a uma limpeza.

O acúmulo de micro-organismos no celular é maior do que em outros objetos de uso cotidiano, como por exemplo, o teclado de computador. Isto acontece devido à mobilidade do aparelho, que permite transportar de qualquer forma ou deixar em qualquer lugar. A alta concentração de bactérias no celular também costuma afetar diretamente o usuário, afinal, ele mantém contato com as mãos e boca.

Os celulares contaminados com bactérias podem disseminar doenças, como diarreia, problemas de estômago e náuseas.

Veja também: Telas de LCD e LED: como limpar

Muitas pessoas deixam de limpar o celular por medo de danificá-lo. (Foto:Divulgação)

Como limpar corretamente o celular?

Muitas pessoas deixam de limpar o celular por medo de danificá-lo, mas esta renúncia pode representar um risco para a saúde. Veja a seguir como fazer a limpeza adequada do aparelho e evitar a proliferação de bactérias:

– Antes de iniciar a limpeza, é necessário desligar o celular e remover a bateria. Ele pode ser desmontado para limpar, mas vale tomar cuidado para não aplicar os produtos na parte interna do aparelho, ou seja, apenas no exterior;

– Use um pano umedecido com detergente para retirar a sujeira das teclas. Em seguida, com um cotonete, limpe as partes mais difíceis;

– Aplique o álcool isopropílico (álcool 70%) com um lenço de papel descartável nas partes do celular que não podem entrar em contato com o pano úmido;

– O álcool também pode ser usado para finalizar a limpeza e acabar de vez com os micro-organismos nocivos;

– Para limpar a tela touchscreen, use uma flanela específica de microfibras para eletrônicos, pois ela não causará riscos. Faça movimentos leves com o tecido sobre a tela, mas sem usar produtos de limpeza;

– Antes de ligar novamente o aparelho, espere 10 minutos, até o álcool secar;

– Outra forma de desinfetar o celular é usando lenços antibacterianos.

A flanela específica de microfibras é a mais recomendada para a limpeza. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como limpar tela de smartphone e tablet

Precauções:

– Não use palha de aço e nem pano áspero, pois riscam o aparelho;

– Não mantenha o celular em contato com a umidade excessiva durante a limpeza;

– O celular deve ser limpo pelo menos uma vez por semana. Mas, se a pessoa trabalha em um laboratório ou hospital, ela deve seguir um ritual de limpeza diário.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top