Menu

Natal

Atualizado em 12 de dezembro de 2011, às 21:03 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Ceia de natal simples ou completa

A famosa ceia comunitária, onde cada pessoa leva um prato, geralmente se enquadra na ceia completa, com muitas opções de pratos.

Natal Bauducco 2012

[12/12/2011]

Decoração de Natal em shopping

[12/12/2011]
351400 ceia completa Ceia de natal simples ou completa
A ceia de Natal completa possui uma variedade maior de alimentos (Foto: Divulgação)

Celebrar o Natal em torno de uma mesa com comidas suculentas que são típicas dessa data faz parte das festividades de muitas pessoas. Mas a dúvida em questão é se a ceia pode ser mais simples, sem muitas variedades de alimentos e com quantidades mais dosadas ou pode ser completa, com direito a peru, frango assado, farofa e panetone. Para definir como passar o Natal reflita sobre os costumes das pessoas que participam da noite mais feliz do ano, para muitos.

Em algumas confraternizações de Natal é comum combinar com a família e amigos o que cada um levará para a ceia. Nesse caso, é legal organizar a confraternização para que não haja desperdício. Monte uma lista relacionando quem participará da ceia e o que cada pessoa ou família deverá levar. Não dá para chamar uma ceia com muitas pessoas de simples. Sempre vai ter uma fartura de comida e uma variedade de pratos e sabores.

Ceia de Natal: Simples ou completa?

Vai ser o anfitrião de uma ceia de natal e não sabe como escolher a alimentação correta, nem o quanto se deve comprar? Abaixo damos algumas dicas e explicações para você não exagerar.

Ceia de Natal completa

Mas se você for o anfitrião e quiser proporcionar uma ceia com um cardápio com pratos preparados por você ou pelo menos comprados por você, é interessante avaliar se uma ceia simples vai se adequar ao estilo de recepção que você imagina ser a ideal para os seus convidados. Quando o termo ceia simples é utilizado, não quer dizer uma ceia menos favorecida e inferior a ceia completa. Quer dizer que a ceia completa possui mais pratos, mas não necessariamente uma quantidade maior de comida.

351400 Ceia de Natal CompletaFOTO8 663x376 Ceia de natal simples ou completa
Ceia simples pode ser a alternativa para familias menores (Foto: Divulgação)

Ceia de Natal Simples

É aquela em que os elementos básicos geralmente consumidos no Natal estão presentes na mesa. Por exemplo, peru, farofa, arroz branco, feijão e uma salada para acompanhar. Já a ceia mais robusta abre espaço para pernil, várias farofas, rabanada, panetone com ou sem sorvete, chocotone, mesa cheia de frutas e muito mais. Então, quando você é anfitrião, fica mais fácil escolher uma ceia de acordo com o seu bolso e o perfil da confraternização que pretende promover.

351400 ceia de natal Ceia de natal simples ou completa
O frango pode ser o prato principal da sua ceia (Foto: Divulgação)

Se a ceia for somente para sua família e ela for pequena, você pode até ter uma mesa repleta de pratos, porém dose as quantidades de alimentos para que os gastos não sejam maiores que o esperado. Uma boa ceia de Natal simples ou completa, não pode deixar de ter um prato principal, que pode ser um peru assado ou até mesmo frango. Também não pode deixar de ter uma farofa, que pode ser com ovos e linguiça, ou com frutas cristalizadas e tudo mais que você costuma saborear nesse prato. A base da alimentação do brasileiro também deve estar presente na ceia, afinal, arroz e feijão não podem faltar. Mas lembre-se que, o que importa é o motivo da celebração e as pessoas que farão parte da ceia de Natal.