Menu

Saúde

Atualizado em 24 de junho de 2013, às 8:46 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cefaleia orgástica: o que é

As dores de cabeça copulogênicas estão relacionadas com o ato sexual e a principal representante desse grupo de doenças é a cefaleia orgástica, desencadeada pelo orgasmo.

A dor de cabeça, conhecida tecnicamente pelo termo cefaleia, é um problema que afeta várias pessoas e incomoda bastante. O que muita gente desconhece é que um tipo bem específico de dor de cabeça, chamada de copulogênica, pode ser desencadeada pela atividade sexual. Um exemplo é a cefaleia orgástica, desencadeada pela ocorrência do orgasmo. Fique por dentro do assunto e entenda o que é a cefaleia orgástica.

636155 As dores de cabeça afetam a qualidade de vida de muitas pessoas. Cefaleia orgástica: o que éAs dores de cabeça afetam a qualidade de vida de muitas pessoas. (Foto: divulgação)

O que é a cefaleia orgástica

A cefaleia orgástica é uma dor de cabeça que pode acometer pessoas de ambos os sexos, mas costuma ser mais comum em portadores de enxaqueca. O problema tem origem num desequilíbrio químico do cérebro e costuma estar associado a um estilo de vida nada saudável. O resultado é um distúrbio no gerenciamento das sensações pelo sistema nervoso central, que acaba interpretando equivocadamente uma sensação de prazer como se fosse de dor.

Manifestações clínicas e diagnóstico

Normalmente a dor de cabeça se inicia, em média, 3 minutos antes do orgasmo, e vai evoluindo progressivamente até alcançar o pico durante o orgasmo. A dor persiste nas horas que se seguem.

636155 A cefaleia orgástica é desencadeada pelo orgasmo. Cefaleia orgástica: o que éA cefaleia orgástica é desencadeada pelo orgasmo. (Foto: divulgação)

No final da década de 80 a Internacional Headache Society estabeleceu alguns critérios para o adequado diagnóstico dos mais diferentes tipos de cefaleia, que ainda é utilizado até hoje. O protocolo incluiu a cefaleia orgástica, que é caracterizada por:

  • É precipitada pela excitação sexual;
  • Inicialmente é bilateral;
  • É prevenida ou minimizada quando findada a excitação sexual antes do orgasmo;
  • Não se relaciona com nenhum distúrbio intracraniano, como aneurisma.

Tratamento para cefaleia orgástica

O tratamento para cefaleia orgástica é baseado na mudança do estilo de vida, em que devem ser adotados bons hábitos alimentares, melhora na qualidade do sono, prevenção do estresse e prática de atividade física.

Geralmente é possível melhorar a dor de cabeça sem uso de remédio, mas em casos mais reservados é possível utilizar medicação. Esse tipo de tratamento deve ser feito em curto prazo e sempre com muita cautela, pois além do risco do paciente acabar se acostumando com o uso do remédio, também há chance de que, com o passar do tempo, ele perca seu efeito.

636155 Manter um estilo de vida saudável previne a cefaleia orgástica. Cefaleia orgástica: o que éManter um estilo de vida saudável previne a cefaleia orgástica. (Foto: divulgação)

As dores de cabeça copulogênicas estão relacionadas com o ato sexual e a principal representante desse grupo de doenças é a cefaleia orgástica, desencadeada pelo orgasmo. Esse problema afeta homens e mulheres e pode ser facilmente tratado com uma mudança saudável no estilo de vida, adotando hábitos como atividade física e alimentação balaceada.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.