Menu

Beleza

Atualizado em 14 de setembro de 2012, às 4:50 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cauterização capilar em casa: como fazer passo a passo

A cauterização capilar é uma hidratação profunda que devolve a saúde e beleza dos fios. Veja passo a passo como fazer uma cauterização capilar em casa.

Os cabelos expostos à químicas, sol, vento e outros fatores sofrem perda da queratina natural, componente extremamente importante para a saúde e beleza dos fios. Para repor a queratina é necessário fazer uma cauterização, que pode ser realizada em casa. Saiba mais sobre o assunto e veja passo a passo como fazer uma cauterização capilar em casa.

514458 A cauterização devolve a saúde e vitalidade aos cabelos Foto divulgação. Cauterização capilar em casa: como fazer passo a passo A cauterização devolve a saúde e vitalidade aos cabelos (Foto: divulgação).

Cauterização Capilar

A cauterização é um procedimento de reestruturação capilar. Trata-se de um tratamento que faz a cicatrização das cutículas do cabelo através de uma hidratação profunda dos fios. A principal função desse tratamento é recuperar a elasticidade do cabelo. Ou seja, trata-se de uma hidratação que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, dando mais beleza e saúde as madeixas.

A queratina é um dos principais componentes do cabelo. Quando os fios sofrem agressões, perdem esse nutriente desgastando a fibra capilar, deixando os cabelos secos, quebradiços, porosos e sem vida. A cauterização capilar é uma técnica que devolve essa queratina que foi perdida. Esse procedimento normalmente é feito em salões de beleza, porém também pode ser feito em casa.

514458 A cauterização é uma hidratação profunda que pode ser feita em casa Foto divulgação. Cauterização capilar em casa: como fazer passo a passo A cauterização é uma hidratação profunda que pode ser feita em casa (Foto: divulgação).

Veja também como hidratar cabelos loiros 

Passo a passo como fazer cauterização capilar em casa

1 º passo: lave os cabelos com shampoo anti-resíduos por duas vezes, dessa forma a cutícula será aberta;

2º passo: passe uma máscara hidratante e deixe agir por aproximadamente 5 minutos. Se for utilizado condicionador, cerca de 2 a 3 minutos são suficientes. Em seguida enxágue muito bem;

3º passo: retire o excesso de água com um tolha seca. Coloque em um frasco (de preferência spray) 10 ml de queratina (comprada em farmácias ou lojas de cosméticos), mais 20 ml de água mineral;

4º passo: aplique sobre os cabelos da raiz até as pontas, evitando o contato com o couro cabeludo. Faça massagens suaves em direção ao crescimento dos fios. Não enxágue;

5º passo: passe o secador de leve para que os cabelos não fiquem pingando e escove os cabelos. Utilize um protetor térmico nos fios durante esse processo;

6º passo: passe a chapinha ou prancha, mecha por mecha, cerca de 3 a 4 vezes cada;

7º passo: o ideal é ficar pelo menos 2 dias sem lavar os cabelos novamente, pois a queratina ainda está sendo absorvida.

514458 Para finalizar a cauterização é necessário escovar e pranchar os cabelos Foto divulgação. Cauterização capilar em casa: como fazer passo a passo Para finalizar a cauterização é necessário escovar e pranchar os cabelos (Foto: divulgação).

Veja também como fazer hidratação para cabelos cacheados em casa 

A cauterização capilar é um excelente método para recuperar os nutrientes que foram perdidos devido a agressões físicas e químicas aos cabelos. Esse procedimento de hidratação profunda repõe principalmente a queratina e devolve saúde aos fios. O melhor de tudo é que pode ser feita em casa de forma muito simples e fácil. Cuide bem dos seus cabelos e mantenha-os sempre bonitos.

Conteúdo avaliado com média: