Catarata em cães: como tratar

PUBLICIDADE

A catarata é uma doença que pode afetar a visão dos cães. Essa doença causa opacidade da lente ou cristalino, parte que permite a passagem da luz até a retina, facilitando a focalização dos objetos. Quando em estágio avançado, essa patologia pode causar a perda da visão. Saiba mais sobre catarata em cães e veja como tratar esse problema.

A catarata é um problema que pode comprometer a visão do cão. (Foto: divulgação)

Catarata em cães

A catarata é uma doença oftálmica que pode afetar cães e gatos (nos felinos com menor frequência) que deixa as fibras e as cápsulas da lente opacas. Nos casos mais severos, a doença pode levar a perda da visão. Ela pode surgi por traumas, diabetes, problemas congênitos, inflamações intraoculares severas, presença de tumores, contato com substâncias tóxicas, envelhecimento e defeito hereditário recessivo (sendo o mais comum).

A maioria das cataratas em cães tem caráter hereditário e acomete os dois olhos. Algumas raças possuem predisposição ao desenvolvimento dessa doença, é o caso de cães da raça: Poodle, Cocker, Golden, Schnauzer, Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound.

PUBLICIDADE
É preciso fazer consultas periódicas com o médico veterinário oftalmologista. (Foto: divulgação)

Veja também como lidar com a obesidade canina 

Tratamento da catarata

O tratamento da catarata é especificamente cirúrgico. Não há comprovações científicas de que o tratamento clínico da catarata possa retardar o desenvolvimento da doença nos cães. O procedimento cirúrgico é feito por facoemulsificação (ultra-som) e os melhores resultados são em cataratas nas fases iniciais. Porém as cataratas maduras também podem ser operadas.

Outro fator que deve ser considerado na catarata canina é que ela pode estar acompanhada de atrofia progressiva da retina, principalmente nas raças Poodle e Cocker. Sendo assim, é necessário fazer uma eletroretinografia caso o exame do fundo do olho não seja possível, pois em caso de cirurgia de remoção da catarata o cão pode ainda não enxergar por causa da atrofia.

Ainda assim, a catarata deve ser removida, pois suas complicações podem causar a perda total da visão. A eletroretinografia é usada para nos dar um prognóstico, ou seja, mostrar as chances do animal voltar a enxergar após a cirurgia.

PUBLICIDADE
O tratamento para catarata é exclusivamente cirúrgico. (Foto: divulgação)

Veja também as doenças mais comuns em cachorros 

A catarata é uma doença muito comum que acomete os cães de várias idades, sendo causada por vários fatores e aparecendo principalmente durante o envelhecimento. Não há como prevenir o surgimento dessa doença, mas podemos diminuir sua incidência não reproduzindo os animais afetados e levando sempre o cãozinho ao veterinário para uma consulta oftalmológica.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • pelo amor de deus eu preciso de ajuda para curar a visao da minha cachorrinha july ela perdeu a visao dos dois olhinhos com catarata; ela te, apenas 6 anos e nao sei onde encontrar uma cirurgia gratuita, onde eu vou tudo e pago , mesmo na unesp de jaboticabal e pago um valor de 2000 reais fora os exames que sao pagos, me ajudem por favor moro em sao jose do rio preto no interior de sao paulo, aguardo por informaçoes obrigado

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.