Menu

Saúde

Atualizado em 4 de setembro de 2011, às 15:11 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Castanha-do-pará: conheça os benefícios

264173 Castanha do Pará 1 Castanha do pará: conheça os benefícios

A castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil, é uma fruta oleaginosa originária da Floresta Amazônica. Ela tem um alto teor protéico e calórico, e contém alta dosagem de um mineral denominado selênio, importantíssimo para a manutenção de uma vida longa e saudável. Foi pensando nisso que a selecionamos como temática para essa matéria para que assim você, conheça os benefícios da castanha-do-pará e possa incorporá-la à sua dieta diária.

Os radicais livres são células formadas naturalmente pelo nosso organismo são responsáveis pelo envelhecimento celular, danificando essas partes microscópicas do nosso corpo. Com o selênio, enzimas combatentes dos radicais livres são acionadas imediatamente. Para tanto, ele se liga a proteínas específicas para formar tais substâncias antioxidantes.

Se o corpo não tiver selênio o suficiente, essas proteínas ficam inativas e não há o que combata os radicais livres, que causam a degeneração das células. Assim, doenças degenerativas causadas pela idade como o Mal de Alzheimer, podem ser evitadas, pois o selênio das castanhas-do-pará teriam um papel essencial na proteção das células nervosas.

Na ausência do selênio, a tireóide não consegue produzir todos os seus hormônios. Portanto, entra novamente a importância da castanha-do-pará na dieta humana. Com ele, a tireóide funciona melhor, sem causar danos à sua saúde.

264173 Castanha do Pará 2 Castanha do pará: conheça os benefícios

Além do mais, o mineral da castanha-do-pará faz com que o organismo se desfaça de substâncias tóxicas, inclusive dos metais pesados que se alojam nas nossas células, causando cânceres.Para ter todos esses benefícios da castanha-do-pará, basta comer apenas uma unidade por dia.

Nutricionistas recomendam que um adulto alimente-se de 55 microgramas de selênio por dia. Contudo, a nossa castanha possui muito mais que o recomendado, ou seja, entre 200 e 400 microgramas. No entanto, não é porque ela faça bem ao organismo que você pode alimentar-se apenas de castanhas, pois a dose diária não pode ultrapassar os 400 microgramas, ou os seus efeitos podem até se tornar maléficos à saúde. Então, uma castanha por dia é o suficiente para manter-se saudável e livre de doenças degenerativas. Para crianças, meia castanha por dia basta para que cresçam sem problemas de saúde.

Além dos usos da castanha-do-pará indicados para a prevenção de doenças, podemos usá-la para perder peso. Apesar de serem ricas em óleo, a sua gordura é monoinsaturada, ou seja, ela mantém o nível de açúcar sanguíneo estável e ativa o metabolismo para a quebra de gordura. Porém, é preciso aliar a castanha-do-pará a uma dieta indicada por um nutricionista e a exercícios físicos. Isso acontece porque esse tipo de gordura equilibra o nível de insulina liberado pelo pâncreas convertendo a quantidade de gordura corporal em energia.

264173 Castanha do Pará 3 Castanha do pará: conheça os benefícios

Os benefícios da castanha-do-pará são inúmeros, por isso, inclua-a imediatamente em seu cardápio. Como uma por dia é o suficiente para a manutenção da sua saúde, não é preciso comprar uma grande quantidade delas por semana. Além do mais, ela é uma fruta muito saborosa e que sacia o apetite, por ser muito nutritiva, ajudando no emagrecimento. Resumindo, a castanha-do-pará só tem benefícios e ela é legitimamente brasileira, o que só comprova a riqueza da flora da Floresta Amazônica. Por isso, comece agora mesmo a sua dieta à base de castanhas-do-pará.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.