Casaquetos inverno 2013

PUBLICIDADE

Engana-se quem pensa que casacos para o inverno são sempre a mesma coisa. Usam-se blazers, jaquetas, casacos comuns ou sobretudos e já se julga que isso é tudo que há, mudando apenas em cores e texturas. Mas a moda sempre reaviva coisas do passado e este é o caso dos casaquetos para o inverno 2013. Eles se caracterizam por serem peças mais curtas, geralmente com comprimento entre o busto e a cintura, não mais do que isso. Também podem ser soltinhos ou ajustados ao corpo, dando mais delicadeza ao look. O bom é que eles podem ser usados de inúmeras formas e só contribuem para que o visual feminino fique ainda mais sofisticado.

Casaquetos de tweed, criados por Coco Chanel, estão de volta (Foto: Divulgação)

Modelos de casaqueto

Os casaquetos são uma espécie de variação daquele que foi imortalizado pela estilista Coco Chanel, na década de 20. Coco popularizou os casaquinhos de tweed, que eram feitos com um tipo de lã grossa e rústica, combinados com saias até os joelhos. Atualmente, a moda trouxe de volta este modelo, que já foi observado, inclusive, em muitas celebridades, pelo mundo afora. Eles dão um aspecto mais romântico e retrô ao visual, mas quando usados com peças mais modernas e joviais, adquirem um ar mais despojado.

Hoje, os casaquetos são mais modernos (Foto: Divulgação)

O modelo clássico, usado por Coco Chanel, geralmente não tinha lapela e também tinha um corte mais reto, chegando à cintura. Hoje, existem outros modelos de casaquetos, que sofreram modificações, tornando-se mais modernos. Há versões com lapela (ou sem ela), babados, barrados adornados, comprimentos variados (como os modelos que ficam na linha do busto), além da variedade de cores e materiais de confecção. Os looks ficam delicados e românticos, com a cara das tendências de moda atuais.

PUBLICIDADE

Como usar casaquetos

Quem gosta de modelos mais curtos deve ter atenção com as medidas da cintura. O casaqueto cropped, por exemplo, deixa esta parte do corpo bastante evidente. Para usá-lo, é preciso estar em dia com a balança. Caso contrário, o visual não ficará muito harmonioso. Se este for o seu caso, a dica é dar preferência para os modelos mais compridos, que podem ser levemente ajustados ao tronco. Isso dá feminilidade ao look, sem comprometer o visual.

Casaqueto cropped (Foto: Divulgação)

Use casaquetos com saias, calças, shorts + meia calça e até mesmo vestidos. Como eles têm um shape menos volumoso, dão mais leveza a um look que tenha peças mais fluídas, como saias e vestidos. Eles ajudam a alongar a silhueta e podem ser usados da mesma maneira que um casaco ou blazer comum. Caso escolha um modelo colorido, esteja atenta às combinações de cores, com outras peças.

Saiba sobre a tendência tweed: Casacos em Tweed – Tendência para outono 2013

Conheça mais sobre o tailleur: Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.