Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 21 de maio de 2012, às 9:15 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Casamento: vocês estão prontos para o próximo passo?

O tema “casamento” pode ser um tanto quanto complicado, para alguns casais. Confira dicas para saber se os

Dia dos namorados Jequiti 2012 – dicas e sugestões

[21/05/2012]

Presentes originais para a namorada

[21/05/2012]
449765 casal alegre Casamento: vocês estão prontos para o próximo passo?Saber quando o casal está preparado para dar o passo seguinte pode ser difícil.

Apesar de, algumas vezes, o pedido de casamento se tornar uma espera sem fim, em outras ocasiões ouvir o tão aguardado “quer casar comigo?” pode resultar numa séries de incertezas e anseios, pois compartilhar uma vida a dois não é tarefa fácil.

Veja também: Morar junto ou casar: o que é mais vantajoso.

É esperado que os casais que se dão bem acabem compartilhando planos, como ficarem noivos, se casarem e constituírem família. O problema é que muitas vezes esses pensamentos geram um quadro de ansiedade desnecessária. É importante tomar todas as decisões com bastante calma e pensando bem no assunto. Para ajudar a saber se o momento ideal para o casal dar o próximo passo chegou, confira algumas dicas.

Cada um tem seu tempo

Os casais que estão muito apaixonados querem logo se casar, mas geralmente ficam com medo de tomar a decisão cedo demais, enquanto que os namorados que estão juntos há mais tempo, acabam ficando preocupados com o vencimento do “prazo de validade” da relação. Entretanto, os estudiosos no assunto afirmam que não existe um tempo médio ideal para que o namoro vire casamento.

O importante é conhecer a fundo o parceiro e avaliar se realmente existe a vontade de ambos em compartilhar uma vida juntos. A dica para esses momentos é deixar a emoção de lado (especialmente os casais que estão apaixonados demais), e agir racionalmente. É importante lembrar que um casório imediato geralmente é baseado na paixão, e não na emoção, razão e projetos comuns.

449765 diva aconselha casais1 105111172517138 Casamento: vocês estão prontos para o próximo passo?Quando o assunto não é tratado da maneira correta pode resultar em brigas.

Veja também: Homem com medo de casar: o que fazer.

Como tocar no assunto

Às vezes é difícil controlar a ansiedade e vontade de morar debaixo do mesmo teto, e uma relação que não evolui para o noivado pode acabar se tornando extremamente angustiante para a pessoa que pretende subir ao altar. O problema é que abrir o jogo, logo de cara, pode resultar em resposta negativa ou pedido de prorrogação, enquanto que tentar esconder o desejo de se casar até que o outro manifeste a vontade, pode ser frustrante.

A dica é, antes de conversar com o parceiro, parar para refletir consigo mesmo sobre as expectativas da relação e quais as prioridades para sua vida. É preciso separar a simples vontade de casar e sustentar uma aliança na mão esquerda com o almejo de compartilhar uma vida a dois.

Conversar sobre casório com o parceiro

A abordagem do cônjuge é uma tarefa delicada, pois envolve questões financeiras, além de desejos e expectativas pessoais, sociais e psicológicas. Uma conversa franca sobre esses temas pode servir como uma boa maneira do casal perceber se está preparado para dar o passo seguinte na relação.

Veja também: Juntas dinheiro para casar: dicas.

Expondo o desejo de casar

Depois de refletir e se certificar de que está fazendo a escolha certa, é o momento de sentar e expor abertamente o assunto para o parceiro, deixando-o a par de todas as suas expectativas e planos para o futuro. É importante deixar transparecer que seus planos de vida foram pensados estando sempre ao lado dele.

449765 casamento doc 270508 Casamento: vocês estão prontos para o próximo passo?Todos os casais que se dão bem, compartilham planos juntos.

Veja também: Existe idade certa pra casar?

Para facilitar a vida das pessoas que não sabem como fazer para abordar esse tema, tão delicado em uma relação, basta seguir as dicas para tirar de letra tal tarefa e torcer para que tudo saia como planejado. Nos casos em que a resposta da outra pessoa for negativa, é importante não perder o controle e ouvir todas as explicações, para depois analisar a conversa e decidir, com calma, se ainda é necessário continuar apostando na relação.