Menu

Serviços

Atualizado em 5 de abril de 2012, às 6:30 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Casamento comunitário: como funciona

Cada vez mais comum no Brasil, o casamento comunitário é uma forma de oferecer aos casais a oportunidade de regularizar sua união perante a lei.
420606 Casamento comunitário – como funciona Casamento comunitário: como funcionaO casamento comunitário é a única forma que muitos casais encontram para oficializar sua união.

Mesmo com a sociedade passando por uma série de mudanças, o casamento não deixou de ser um objetivo comum entre os casais. Entretanto, como se trata de uma cerimônia onerosa, muita gente acaba adiando este sonho, pois não tem condições financeiras de bancá-lo.

Felizmente, o poder público, tomando conhecimento da situação, tem criado iniciativas para permitir o acesso de pessoas mais carentes ao matrimônio. Este é o caso, por exemplo, dos casamentos comunitários, que são realizados regularmente em várias partes do Brasil.

Trata-se de uma cerimônia realizada para vários casais ao mesmo tempo. Até hoje, o maior casamento comunitário realizado no país aconteceu em 2009, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O evento celebrou a união de 4.175 casais e contou com a presença de 11 mil pessoas.

420606 Casamento comunitário – como funciona1 Casamento comunitário: como funcionaAté hoje, o maior casamento comunitário realizado no país aconteceu em Cuiabá (2009) e contou com a presença de 4.175 casais.

O casório coletivo foi organizado pela secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social do estado, que conseguiu reunir noivos de 16 municípios mato-grossenses.

A operação envolveu mais de mil voluntários, que trabalharam em todas as etapas do processo, desde a montagem do salão até a troca das alianças. Entre os ajudantes, havia 230 alunos de Direito, que ficaram responsáveis pelas 121 mesas com os livros de registros.

Além disso, foram montados 30 cenários fotográficos para que os casais pudessem registrar este momento tão importante. E para contemplar a fé de todos, a cerimônia contou com a presença de um frei e de um pastor da igreja Assembléia de Deus.

O casamento comunitário é uma iniciativa de cidadania, que permite aos casais uma vida regular perante da lei. Portanto, caso queira mudar o seu estado civil e passar a ter uma vida a dois conforme a lei determina, fique atento às divulgações do cartório de sua cidade, pois é ele quem fica responsável pelas inscrições dos casais.

420606 Casamento comunitário – como funciona2 Casamento comunitário: como funcionaSobre tudo, o casamento comunitário é uma iniciativa de cidadania.

É comum também acontecer parcerias entre o município e as igrejas da região. Várias denominações protestantes, por exemplo, organizam este tipo de evento, visando não apenas os seus membros, mas toda a comunidade.

Geralmente, para se inscrever em casamentos comunitários, os noivos devem apresentar no local destinado ao cadastro certidão de nascimento, carteira de identidade e duas testemunhas, que também devem estar munidas com os seus documentos. Procure o cartório de sua cidade, se informe mais sobre o assunto e não desperdice a chance de oficializar sua união e proteger a sua família.

Conteúdo avaliado com média: