Casamento Caipira

PUBLICIDADE

O mês de junho, sempre foi um mês de muita alegria no Brasil, graças às comemorações das festas juninas. Acompanhada de deliciosas comidas típicas e muita música, as festas juninas no Brasil estão ganhando cada vez mais espaço, inclusive nas grandes cidades onde são realizados concursos de quadrilhas e o tão esperado casamento caipira.

Casamento caipira a diversão da Festa Junina (Foto: Divulgação)
Casamento caipira a diversão da Festa Junina (Foto: Divulgação)

Festas Juninas

O norte e principalmente o nordeste do Brasil são as regiões onde as festas mais são comemoradas, mas o restante do país, está descobrindo a cada ano o quanto é divertido estas comemorações e cada vez é maior o número de pessoas participando em todos os estados. Fogueira, música animada, roupas caracterizadas como calças remendadas, camisa xadrez, vestido de chita e chapéu remendado, bandeirinhas, tudo isto está no cenário das festas juninas que esquentam as noites frias deste mês com muitas brincadeiras e o tradicional casamento caipira.

Os famosos também participam dessa brincadeira (Foto: Divulgação)
Os famosos também participam dessa brincadeira (Foto: Divulgação)

Casamento Caipira na Festa Junina

Um dos momentos mais aguardados nas festas juninas, é o Casamento Caipira. Quando chega a hora do Casório Imaturo, como também é conhecido o Casamento Caipira na festa junina, todos se agrupam para ver a história que se repete há anos:

PUBLICIDADE
O casamento caipira está presente em todos os arraias (Foto: Divulgação)
O casamento caipira está presente em todos os arraias (Foto: Divulgação)

História do Casamento Caipira

A noiva ficou grávida antes de se casar e o noivo desesperado com medo do sogro tenta fugir. Mas o delegado com seus soldados o impedem e levam o noivo, ou melhor, arrastam o noivo até o altar onde o casamento será realizado. Durante o casamento o noivo é vigiado pelo pai da noiva, o delegado e seus soldados que não deixaram o noivo descer do altar enquanto não estiver casado. Terminado o casamento, agora sim, começa a festança, com foguetes, quadrilhas e os comes e bebes.

O que vale mesmo é a diversão da brincadeira do casamento caipira (Foto: Divulgação)
O que vale mesmo é a diversão da brincadeira do casamento caipira (Foto: Divulgação)

Influências regionais

Esta história sofre influência das pessoas de cada região. Em cada estado, cada cidade, a história pode apresentar pequenas ou grandes alterações. Em algumas são incorporadas personagens da atualidade no casamento, por exemplo, se na cidade tem alguém que se parece com o presidente dos Estados Unidos, ou com, ou alguém famoso, algum artista da televisão, a pessoa pode imitá-la e ser uma das testemunhas ilustres do casamento.

Pode-se também fazer o público participar mais ativamente do casamento, por exemplo, na hora que o padre pergunta ao noiva se ele aceita a noiva como legítima esposa, o noivo pode virar para o público e perguntar: “O que eu digo minha gente?” – E o povo responde bem alto: “Siiimmmm!”

Também, no momento que o noivo tenta fugir, ele pode sair correndo entre as pessoas, fazendo graça e o delegado com os soldados atrás que, por engano, levam um outro rapaz até o altar. Mas este “engano” nada mais é do que uma brincadeira, quando a noiva diz para o sô delegado que o noivo dela não é este rapaz.

PUBLICIDADE

Enfim, cada região renova a história fazendo com que todos se divirtam bastante. O que não pode faltar na história é o bom humor, as roupas típicas e o sotaque carregado de caipira que deixa a história muito mais engraçada!

 

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.