Casamento Caipira Festa Junina

PUBLICIDADE

Que tal participar do casamento caipira festa junina? Essa brincadeira, que faz parte da quadrilha, é uma das atrações mais divertidas do são joão. A história fictícia retrata o típico casamento da “roça”, destacando personagens como o noivo, a noiva, o padre e os pais dos noivos. Nessa matéria, iremos falar um pouco sobre essa tradição junina.

Casamento Caipira Festa Junina. (Foto: Divulgação)

O casamento caipira é um dos momentos mais esperados da festa junina. Isso porque ele é regado a muita descontração e a muito riso. Ele é realizado no meio da dança da quadrilha, pois os noivos e os convidados vão dançando ao som de música até a igreja pelo caminho na roça. Chegando à igreja, o casamento é celebrado e a festa começa.

Leia mais: Como organizar uma festa junina na faculdade

PUBLICIDADE

Casamento Caipira Festa Junina

A origem do casamento caipira

A tradição de realizar esse casamento caipira festa junina está relacionada às festas de São João europeias, que celebram os casamentos e as aspirações matrimoniais. Porém, os casamentos na roça são sátiras aos casamentos tradicionais, pois eles devem ser engraçados e bem encenados. Por isso, os atores escolhidos para serem o noivo, a noiva, os pais do noivo e da noiva e o padre devem ser desinibidos. Além de terem uma boa interpretação, eles têm que falar com o sotaque caipira bem carregado.

O casamento caipira é uma encenação que acontece no meio da quadrilha. (Foto: Divulgação)

Como é feito?

Em algumas encenações de casamento caipira de festa junina, há um narrador que conta a história do casal, do porquê deles terem tido que se casar. O roteiro não varia muito, geralmente o noivo está no altar por obrigação, ou por ter beijado ou engravidado a noiva. Então, o pai dela fica nervoso e faz com que ele se case com a sua filha por ter faltado com respeito com ela.

Entre os vários roteiros possíveis para o casamento na roça, exporemos os mais comuns encontrados em festas juninas do Brasil. Os nomes das personagens podem ser inventados pelos redatores, que devem abusar da sua criatividade para escrever um script bem original e engraçado, com muita bagunça e confusão.

Veja também: Brincadeiras para fazer na festa junina

Sugestões de roteiros

O roteiro costuma ser divertido, envolvendo, os noivos e o padre. (Foto: Divulgação)

1º roteiro: a moça está sentada em um pedaço de tronco olhando para a natureza e suspirando. O moço passa e se encanta com o olhar meigo dela e vai se aproximando devagar, até que não resiste e beija a sua bochecha. Ela fica envergonhada e ri timidamente. O pai da moça vê o ocorrido e fica muito bravo com o moço, obrigando-o a se casar com a sua filha.

O moço vai embora desesperado e conta para a sua mãe, esperando pelo seu apoio. Porém, a mãe concorda com o pai da noiva e diz que ele deve realmente se casar com a garota. Desesperado, o rapaz corre até o pai, que é da mesma opinião da mãe. Então, não tem jeito, o rapaz tem que estar presente no dia do seu casamento, que é celebrado pelo padre com a presença dos pais da noiva e os pais do noivo. Na hora do beijo, o moço gosta e fica alegre, chamando os convidados para festejarem.

PUBLICIDADE
Muitas histórias podem ser contadas. (Foto: Divulgação)

2º roteiro: nessa história, os noivos, os pais dos noivos e o padre já se encontram no altar e vão para a celebração do casamento caipira. A noiva está grávida e o pai dela obrigou o noivo a se casar com ela, contrariado porque a garota é danada, já tendo tido vários casos anteriormente. Na hora em que o padre pergunta se alguém tem algo contra a união, um rapaz se levanta na plateia e diz que era namorado da moça.

Porém, o pai dela aponta uma arma para o convidado e o casamento segue em frente, até a hora do beijo, quando os noivos convidam todos para festejarem.

O que não faltam são roteiros para esse casamento de mentirinha. (Foto: Divulgação)

3º roteiro: nesse casamento, os dois estão de acordo em se casarem. Porém, na hora em que o padre pergunta se alguém tem algo a declarar, uma mulher se levanta e diz que está grávida do rapaz. O rebuliço toma conta da igreja, mas outra convidada diz ter visto a danada no dia anterior e que aquela barriga era apenas gordura e que não havia filho nenhum lá. Então, os dois ficam felizes, beijam-se e chamam os convidados para comemorarem.

Os noivos devem estar vestidos a caráter. A noiva, com um vestido branco enfeitado com fitas, rendas, flores e retalhos coloridos enquanto o noivo deve estar com um terno cheio de retalhos colados, com flores grandes e coloridas na lapela e com um grande chapéu. Essa é a festa na roça, esse é o casamento caipira festa junina.

Confira: Decoração para festa junina

Agora você já tem boas ideias para organizar o casamento caipira festa junina. Aproveite as dicas e monte uma história bem divertida para encenar no meio da quadrilha.

Leia também:

6 Comentários

  • gostei muito!!!

  • muito bom

  • boAAAAAAAAAA

  • muito bom, parabens essa pesquisa me ajudou muito em meu trabalho de aula muito obg… e parabens… continuem assim ;)…

  • eu adorei a historia so que eu queria era as opisoes de roupas completas como a do padre a da noiva e do noivo do pai so isso msm mais a historia eu adorei

  • e bom por mas da comta

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.