Menu

Eventos

Atualizado em 5 de junho de 2011, às 12:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Casamento Caipira Festa Junina

Como Organizar uma Festa Junina na Faculdade

[05/06/2011]

Como Fazer um Coquetel de Lançamento

[05/06/2011]

desenho Casamento Caipira Festa Junina

O casamento caipira é um dos momentos mais esperados da festa junina. Isso porque ele é regado a muita descontração e a muito riso. Ele é realizado no meio da dança da quadrilha, pois os noivos e os convidados vão dançando ao som de música até a igreja pelo caminho na roça. Chegando à igreja, o casamento é celebrado e a festa começa.

A tradição de realizar esse casamento caipira nas festas juninas está relacionada às festas de São João europeias, que celebram os casamentos e as aspirações matrimoniais. Porém, os casamentos na roça são sátiras aos casamentos tradicionais, pois eles devem ser engraçados e bem encenados. Por isso, os atores escolhidos para serem o noivo, a noiva, os pais do noivo e da noiva e o padre devem ser desinibidos. Além de terem uma boa interpretação, eles têm que falar com o sotaque caipira bem carregado.

Em algumas encenações de casamento caipira de festa junina, há um narrador que conta a história do casal, do porquê deles terem tido que se casar. O roteiro não varia muito, geralmente o noivo está no altar por obrigação, ou por ter beijado ou engravidado a noiva. Então, o pai dela fica nervoso e faz com que ele se case com a sua filha por ter faltado com respeito com ela.

casamento 1 Casamento Caipira Festa Junina

Entre os vários roteiros possíveis para o casamento na roça, exporemos os mais comuns encontrados em festas juninas do Brasil. Os nomes das personagens podem ser inventadas pelos redatores, que devem abusar da sua criatividade para escrever um script bem original e engraçado, com muita bagunça e confusão.

1º roteiro: a moça está sentada em um pedaço de tronco olhando para a natureza e suspirando. O moço passa e se encanta com o olhar meigo dela e vai se aproximando devagar, até que não resiste e beija a sua bochecha. Ela fica envergonhada e ri timidamente. O pai da moça vê o ocorrido e fica muito bravo com o moço, obrigando-o a se casar com a sua filha.

O moço vai embora desesperado e conta para a sua mãe, esperando pelo seu apoio. Porém, a mãe concorda com o pai da noiva e diz que ele deve realmente se casar com a garota. Desesperado, o rapaz corre até o pai, que é da mesma opinião da mãe. Então, não tem jeito, o rapaz tem que estar presente no dia do seu casamento, que é celebrado pelo padre com a presença dos pais da noiva e os pais do noivo. Na hora do beijo, o moço gosta e fica alegre, chamando os convidados para festejarem.

2º roteiro: nessa história, os noivos, os pais dos noivos e o padre já se encontram no altar e vão para a celebração do casamento caipira. A noiva está grávida e o pai dela obrigou o noivo a se casar com ela, contrariado porque a garota é danada, já tendo tido vários casos anteriormente. Na hora em que o padre pergunta se alguém tem algo contra a união, um rapaz se levanta na plateia e diz que era namorado da moça.

casamento caipira 03 Casamento Caipira Festa Junina

Porém, o pai dela aponta uma arma para o convidado e o casamento segue em frente, até a hora do beijo, quando os noivos convidam todos para festejarem.

3º roteiro: nesse casamento, os dois estão de acordo em se casarem. Porém, na hora em que o padre pergunta se alguém tem algo a declarar, uma mulher se levanta e diz que está grávida do rapaz. O rebuliço toma conta da igreja, mas outra convidada diz ter visto a danada no dia anterior e que aquela barriga era apenas gordura e que não havia filho nenhum lá. Então, os dois ficam felizes, beijam-se e chamam os convidados para comemorarem.

Os noivos devem estar vestidos a caráter. A noiva, com um vestido branco enfeitado com fitas, rendas, flores e retalhos coloridos enquanto o noivo deve estar com um terno cheio de retalhos colados, com  flores grandes e coloridas na lapela e com um grande chapéu. Essa é a festa na roça, esse é o casamento caipira festa junina.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.