Menu

Decoração

Atualizado em 12 de junho de 2012, às 17:04 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Casa com decoração romântica: dicas, como fazer

Aprenda como trabalhar com o estilo romântico na decoração da casa, valorizando a ternura, o charme, a leveza e a delicadeza dos elementos.
464770 Casa com decoração romântica dicas como fazer 2 Casa com decoração romântica: dicas, como fazerA sala romântica exibe uma decoração suave, charmosa e doce.

Uma forma de transformar o visual da casa com muito bom gosto e elegância é investindo na decoração romântica. Este estilo se revela clássico, sendo capaz de resgatar tendências de outras épocas e fazer combinações maravilhosas. O romantismo na estética da residência é muito mais do que um símbolo das relações amorosas, ele possui outras características que definem a sua identidade visual.

A casa com visual romântico é perfeita para a família amorosa ou para os recém-casados que estão em clima de romance. A decoração adota traços característicos, ou seja, possui indicadores de delicadeza, suavidade, doçura e ternura.

Transforme o seu dormitório estilo. Leia: Quarto de casal romântico – como decorar

O estilo romântico

O estilo romântico normalmente satisfaz de forma mais direta a preferência das mulheres, mas ele também pode agradar aos homens. A estética é responsável por criar uma deliciosa sensação de nostalgia, invocando sentimentos nobres como amor e amizade. Quem convive diariamente em um ambiente romântico tem a oportunidade de sentir de perto a leveza, aconchego e tranquilidade do estilo.

Como fazer decoração romântica em casa?

464770 Casa com decoração romântica dicas como fazer Casa com decoração romântica: dicas, como fazerQuarto de casal romântico apresenta arranjos de flores, roupa de cama com estampa floral e móveis antigos.

A decoração romântica pode ser pura ou mesclada a outro estilo, sendo ele moderno ou clássico. Quando o conceito é seguido à risca, o ambiente decorado é marcado por formalidade e simetria. As combinações feitas entre os elementos devem ser harmônicas e equilibradas, além de condizente com o dia-a-dia dos moradores.

O estilo romântico imprime conceitos nos ambientes residenciais através dos móveis, acessórios, cores e estampas. Ele favorece os espaços de maior intimidade em casa, além de invocar a serenidade e a elegância que faziam parte da decoração de séculos atrás.

Saiba mais: Decoração romântica – dicas, como fazer

Ideias para a casa romântica

Veja a seguir uma seleção de sugestões capazes de deixar a casa com uma atmosfera romântica.

• Prefira adotar móveis antigos com traços curvilíneos e com acabamento branco, como é o caso dos provençais. É importante lembrar que a mobília romântica não se resume apenas ao uso da madeira, mas também inclui materiais como ferro forjado.

• Um típico ambiente romântico valoriza cores claras, neutras e pastéis. Ele também valoriza determinadas padronagens de estampas que refletem as características do estilo, como floral, póas, axadrezado, listado e adamascado. As inspirações vitorianas também aparecem com força na estética romântica.

• Os têxteis do estilo romântico são capazes de deixar os cômodos mais confortáveis e agradáveis. Os tecidos mais usados na hora de decorar são seda, veludo e cetim. O acabamento das peças também possuem elementos que exploram o romantismo, como bordados, laços, tricôs e rendas.

464770 Casa com decoração romântica dicas como fazer 1 Casa com decoração romântica: dicas, como fazerCores pastéis, claras e neutras predominam na decoração romântica.

• Os objetos decorativos enfeitam os móveis e são capazes de reforçar o estilo romântico, como é o caso das peças vintage, dos vasos de flores, da porcelana, dos espelhos com molduras, adornos de bronze, os baús, os castiçais, as malas antigas e os quadros.

Com as dicas acima criar uma decoração romântica é muito mais fácil.