Search

Carteira de trabalho – como tirar

Todo cidadão brasileiro deve ter a sua carteira de trabalho. Descubra como tirar a sua!
Google plus

Saiba tudo sobre a carteira de trabalho – como tirar. Esse documento é considerado fundamental na vida do trabalhador brasileiro, pois reúne todos os registros profissionais e garante o acesso a diversos benefícios. Todo cidadão, com mais de 14 anos de idade, está apto para solicitar a primeira via do documento.

Carteira de trabalho - como tirar. (Foto: Divulgação)

Desde a década de 30, a carteira de trabalho passou a ser um documento obrigatório na vida dos brasileiros. Ela comprova que o indivíduo presta algum tipo de serviço profissional, de acordo com o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Carteira de trabalho é responsável pela concretização dos direitos trabalhistas, ou seja, através dela os funcionários podem requerer seus direitos e contar com benefícios financeiros em caso de demissão. Um trabalhador registrado contribui com o INSS para conseguir aposentar, recebe PIS, seguro desemprego, férias e décimo terceiro.

Leia mais: Carteira de Trabalho no Poupa Tempo

Carteira de trabalho – como tirar

Qualquer pessoa que tenha uma vida profissional ativa deve possuir uma carteira de trabalho. Esse documento é responsável por reunir uma série de informações importantes a respeito do emprego, como data de admissão, tempo de vínculo empregatício, salário e data de saída de cada emprego.

A carteira de trabalho é essencial para o trabalhador brasileiro. (Foto: Divulgação)

Acompanhe nos tópicos a seguir tudo sobre a carteira de trabalho – como tirar.

Onde tirar carteira de trabalho?

A sua carteira de trabalho pode ser emitida de maneira fácil e rápida em sua cidade, basta comparecer a uma unidade do PAT ou do Poupa Tempo com toda a documentação necessária. Os atendentes são capacitados para lidar com diversos tipos de situações de acordo com as normas do Ministério do Trabalho.

Nas unidades do Poupatempo você pode tirar a carteira de trabalho. (Foto: Divulgação)

O Poupa Tempo é uma exclusividade do estado de São Paulo, mas outros estados também adotam programas similares para facilitar a emissão de documentos, como é o caso do Ganha Tempo em Goiás e a Casa do Cidadão no Ceará.

Veja também: Carteira de Trabalho – seus Direitos

Documentos necessários

Para tirar a carteira de trabalho, é preciso apresentar a lista de documentos abaixo. (Foto: Divulgação)

Para tirar a primeira via da carteira de trabalho, apresente os seguintes documentos:

– 2 fotos 3×4

– Carteira de identidade (ou qualquer outro documento que forneça nome completo e o número do RG);

– Comprovante de residência;

2ª via de carteira de trabalho

Caso a sua carteira de trabalho tenha sido roubada ou perdida, você pode solicitar a 2ª via. Para isso, é preciso apresentar todos os documentos acima, além de extrato do FGTS original e boletim de ocorrência.

Saiba mais: Saiba Como Consultar PIS/PASEP Sem sair de Casa

A gora que você já sabe mais sobre carteira de trabalho – como tirar, não deixe de obter a sua. Esse documento legaliza a situação do trabalhador e funciona como um verdadeiro espelho da vida profissional.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. talison
    Publicado em 24/04/2011 às 4:12 PM [+]

    quero fazer para mim trabalhar registrado

  2. FILIPE LACERDA DE LIMA
    Publicado em 14/04/2015 às 12:01 PM [+]

    COMO AGENDAR MINHA CARTEIRA DE TRABALHO?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top