Menu

Notícias

Atualizado em 17 de janeiro de 2012, às 21:55 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Carteira de motorista gratuita em Pernambuco

Os moradores do estado de Pernambuco já podem se inscrever para o Programa CNH Popular. Em 2012 serão 18 mil carteiras de motorista gratuitas.
378946 carteira de motorista gratuita pernambuco Carteira de motorista gratuita em PernambucoO programa CNH Popular facilita o acesso à licença para dirigir

Os custos para se tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) variam bastante, dependendo do local onde você mora e da categoria escolhida. Contudo, atualmente não é barato obter a licença para dirigir, independente do local de residência.

Alguns estados oferecem a possibilidade de tirar a carteira gratuitamente, como é o caso de Pernambuco, que desde o dia 9 de janeiro está com as inscrições abertas para o programa CNH Popular 2012. Através dele, 18.000 pessoas poderão obter a primeira habilitação e mudar ou adicionar uma categoria, caso já possua a CNH,  gratuitamente.

O número de CNHs gratuitas oferecidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), é 20% maior do que o oferecido no ano passado. Somadas as carteiras tiradas sem nenhum custo, desde a criação do programa, em 2008, já são mais de 37.000 pessoas beneficiadas.

Entre as vagas disponíveis para 2012, 60% delas (10.800) são reservadas à mudança de categoria, 20% (3.600) para adição de categoria e outras 20% para quem está em busca da primeira habilitação.

Quem pode participar da seleção

Podem se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo programa CNH Popular 2012, os beneficiários dos programas sociais Bolsa Família e Chapéu de Palha; desempregados; trabalhadores com renda mensal de até dois salários mínimos; egressos do sistema penitenciário; e alunos de escolas da rede pública estadual que obtiveram boas colocações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As vagas são para todo o estado.

Além disso, também estão entre os requisitos ter idade igual ou superior a 18 anos, comprovar residência no estado, possuir carteira de identidade e CPF, saber ler e escrever e não estar impedido judicialmente de tirar a CNH.

Outro requisito é ser aprovado nos exames médico, teórico e prático referentes à categoria escolhida, após cumprir a carga horária nos cursos de formação de condutores. Nos casos de mudança ou adição de categoria, é preciso cumprir as exigências de idade, tempo de habilitação mínima e inexistência de infrações, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro.

Onde se inscrever

Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de janeiro, acessando o site www.detran.pe.gov.br, e clicando no link referente ao programa.

A lista contendo os nomes dos selecionados tem previsão de ser liberada no dia 8 de fevereiro, no mesmo site usado para as inscrições. Os candidatos convocados serão chamados para validar a inscrição a partir de 27 de fevereiro

Documentos necessários

A lista de documentos necessários para validar a inscrição, após os resultados da seleção, depende do segmento em que o candidato estiver classificado. Clique aqui para conhecer a lista completa.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3453-1514 ou na sede do DETRAN-PE, situado na Estrada do Barbalho, 889, Iputinga, em Recife.

378946 carteira de motorista gratuita pernambuco 1 Carteira de motorista gratuita em PernambucoOs candidatos passarão pelos mesmos testes tradicionais para obter a CNH

 

378946 carteira de motorista gratuita pernambuco 2 Carteira de motorista gratuita em PernambucoIncluindo as aulas teóricas de legislação do trânsito