Search

Cartão cidadão, CAIXA – informações

Para consultar saldos e extratos, além de sacar valores referentes ao abono salarial, FGTS e seguro-desemprego, entre outras utilidades, existe o Cartão Cidadão, solicitado através da CAIXA.
Google plus

Saiba mais sobre o cartão cidadão, Caixa – informações. O Cartão Cidadão, emitido gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos benefícios dos vários programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, além de ser a ferramenta necessária para que os trabalhadores de todo o país possam consultar as informações referentes ao FGTS, PIS e demais benefícios trabalhistas a que tenham direito.

Cartão cidadão, CAIXA - informações. (Foto Ilustrativa)

Cartão cidadão, CAIXA – informações. (Foto Ilustrativa)

Leia mais: Cartão cidadão – como desbloquear

Cartão cidadão, CAIXA – informações

Muitos brasileiros procuram conhecer, com detalhes, o cartão cidadão, Caixa – informações. Esse recurso é essencial para realizar os saques de benefícios trabalhistas e benefícios sociais. Nos tópicos a seguir você vai conhecer os requisitos para solicitar o cartão e como cadastrar uma senha.

É usando o cartão magnético nas agências da CAIXA, terminais de autoatendimento e casas lotéricas que você consegue consultar o saldo e o extrato do FGTS, o saldo de quotas do PIS, sacar dinheiro da conta vinculada ao seu FGTS e consultar saldo e extrato dos recursos do FGTS.

Com o cartão cidadão é possível sacar benefícios. (Foto Ilustrativa)

Com o cartão cidadão é possível sacar benefícios. (Foto Ilustrativa)

Outras operações que podem ser feitas com o Cartão Cidadão são o recebimento de abono salarial, seguro-desemprego, rendimentos do PIS e o saque de benefícios referentes ao Bolsa Família e Bolsa Escola, entre outros programas de transferência de renda, caso possua esse direito.

Quem pode fazer

Podem fazer o Cartão Cidadão quaisquer trabalhadores que estejam cadastrados no PIS/PASEP, no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou no Número de Inscrição Social (NIS), com os dados do cadastro e o endereço atualizados junto à CAIXA.

Vale lembrar que se você já possui algum cartão dos programas sociais de transferência de renda (Bolsa Família, Bolsa Atleta, etc), o cartão não será emitido para você, já que ambos possuem as mesmas funções.

Saiba mais: Senha do cartão cidadão: como recuperar

Onde solicitar

Após a solicitação, o cartão cidadão leva até 15 dias úteis para chegar. (Foto Ilustrativa)

Após a solicitação, o cartão cidadão leva até 15 dias úteis para chegar. (Foto Ilustrativa)

Para solicitar o cartão e usufruir dos seus benefícios, basta comparecer à agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua casa levando um destes documentos:

– Carteira de identidade;

– Carteira de trabalho;

– Carteira de habilitação, no novo modelo, dentro do prazo de validade;

– Identidade militar;

– Passaporte;

– Carteira de identidade de estrangeiros.

Outra maneira de efetuar a solicitação é ligando para o telefone 0800-726-0101. Em ambos os casos, o Cartão Cidadão pode levar até 15 dias úteis após a solicitação para chegar à sua residência, conforme informação da CAIXA.

Cadastrando a senha

Assim que recebê-lo, você deve ir até uma agência da CAIXA para cadastrar a sua senha cidadão, pois somente após essa etapa será possível usar o cartão. Caso deseje, também existe a possibilidade de cadastrar a senha em qualquer casa lotérica.

Para tanto, você deve ligar antes para o telefone 0800-726-0101 e pedir a habilitação do cadastramento lotérico. Em seguida, é só você comparecer à lotérica, munido de documento de identidade com foto, e realizar o cadastro da senha.

Perguntas e respostas sobre o cartão cidadão

Receba os seus benefícios trabalhistas com o cartão cidadão. (Foto Ilustrativa)

Receba os seus benefícios trabalhistas com o cartão cidadão. (Foto Ilustrativa)

O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é um recurso emitido pela Caixa Econômica Federal, que permite receber rendimentos do PIS, as parcelas do seguro-desemprego, FGTS e abono salarial. Ele também serve para sacar os benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família.

É possível solicitar o cartão cidadão por telefone?

Sim! Para solicitar o cartão cidadão, basta entrar em contato pelo telefone 0800-726-0207. O atendimento telefônico é bem rápido e eficiente, desde que você tenha em mãos o número do NIS.

Quanto tempo leva para o cartão cidadão chegar?

O cartão cidadão demora até 15 dias para chegar ao endereço cadastrado. Se o correio não entregar dentro desse prazo, procure uma agência da Caixa.

Como solicitar 2ª via do cartão cidadão?

Em caso de perda ou roubo do cartão cidadão, é possível solicitar uma nova via. Para isso, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-726-0207. Assim que o documento chegar ao endereço, é preciso se dirigir à agência da Caixa para cadastrar a nova senha.

Como desbloquear cartão cidadão?

Desbloquear o cartão cidadão é mais simples do que você imagina. Ligue para 0800 726 0207, escolha a opção 2, referente ao menu “desbloqueio”, e confirme os seus dados com o atendente.  Em caso de dúvida, compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Posso consultar o cartão cidadão pela internet?

Sim. O titular pode realizar consultas pela internet, usando um smartphone, notebook ou tablet. Esse tipo de serviço online, disponibilizado pela Caixa, permite verificar valores de FGTS, PIS seguro desemprego, entre outros benefícios. Para consultar o cartão, antes de mais nada é preciso cadastrar uma senha eletrônica, no site da Caixa.

Veja também: Sacar PIS sem cartão cidadão: como fazer

Agora você já sabe tudo sobre cartão cidadão, Caixa – informações. Para obter mais informações a respeito desse recurso, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre serviços.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. wellington
    Publicado em 29/07/2012 às 3:26 PM [+]

    est SENDO OTIMO USA VIA ONLINE DA INTERNET VCS ESTAO DE PARABENS.

  2. washington carlos
    Publicado em 10/08/2012 às 2:04 PM [+]

    Só ainda não descobri como saber onde receber o PIS/PASEP, POIS ME INSCREVI no PIS quando trabalhava na rede privada passei em concurso público,ganho menos de 2 salários mínimos e mesmo assim não consigo receber o benefício. fui ao BB, disseram que não tinha nada lá e me encaminharam à CF, para o PIS, lá estava zerado. E agpora o que faço, onde recorrer?

  3. MTJac
    Publicado em 10/08/2012 às 2:25 PM [+]

    Este link poderá te ajudar: http://www.mundodastribos.com/saiba-como-consultar-pispasep-sem-sair-de-casa.html

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top