Menu

Serviços

Atualizado em 4 de abril de 2012, às 9:19 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Cartão cidadão, CAIXA – informações

Para consultar saldos e extratos, além de sacar valores referentes ao abono salarial, FGTS e seguro-desemprego, entre outras utilidades, existe o Cartão Cidadão, solicitado através da CAIXA.
421877 cartao cidadao caixa economica federal Cartão cidadão, CAIXA   informaçõesO Cartão Cidadão possui várias utilidades para os trabalhadores e beneficiários de programas sociais

O Cartão Cidadão, emitido gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos benefícios dos vários programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, além de ser a ferramenta necessária para que os trabalhadores de todo o país possam consultar as informações referentes ao FGTS, PIS e demais benefícios trabalhistas a que tenham direito.

É usando o cartão magnético nas agências da CAIXA, terminais de autoatendimento e casas lotéricas que você consegue consultar o saldo e o extrato do FGTS, o saldo de quotas do PIS, sacar dinheiro da conta vinculada ao seu FGTS e consultar saldo e extrato dos recursos do FGTS.

Outras operações que podem ser feitas com o Cartão Cidadão são o recebimento de abono salarial, seguro-desemprego, rendimentos do PIS e o saque de benefícios referentes ao Bolsa Família e Bolsa Escola, entre outros programas de transferência de renda, caso possua esse direito.

Quem pode fazer

421877 cartao cidadao caixa economica federal 1 Cartão cidadão, CAIXA   informaçõesSe você já possui o cartão do Bolsa Família ou de outro programa social não precisa fazer o cartão cidadão

Podem fazer o Cartão Cidadão quaisquer trabalhadores que estejam cadastrados no PIS/PASEP, no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou no Número de Inscrição Social (NIS), com os dados do cadastro e o endereço atualizados junto à CAIXA.

Vale lembrar que se você já possui algum cartão dos programas sociais de transferência de renda (Bolsa Família, Bolsa Atleta, etc), o cartão não será emitido para você, já que ambos possuem as mesmas funções.

Onde solicitar

Para solicitar o cartão e usufruir dos seus benefícios, basta comparecer à agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua casa levando um destes documentos:

- Carteira de identidade;

- Carteira de trabalho;

- Carteira de habilitação, no novo modelo, dentro do prazo de validade;

- Identidade militar;

- Passaporte;

- Carteira de identidade de estrangeiros.

Outra maneira de efetuar a solicitação é ligando para o telefone 0800-726-0101. Em ambos os casos, o Cartão Cidadão pode levar até 15 dias úteis após a solicitação para chegar à sua residência, conforme informação da CAIXA.

Cadastrando a senha

Assim que recebê-lo, você deve ir até uma agência da CAIXA para cadastrar a sua senha cidadão, pois somente após essa etapa será possível usar o cartão. Caso deseje, também existe a possibilidade de cadastrar a senha em qualquer casa lotérica.

Para tanto, você deve ligar antes para o telefone 0800-726-0101 e pedir a habilitação do cadastramento lotérico. Em seguida, é só você comparecer à lotérica, munido de documento de identidade com foto, e realizar o cadastro da senha.

Maiores detalhes

421877 cartao cidadao caixa economica federal 2 Cartão cidadão, CAIXA   informaçõesO Cartão Cidadão pode ser solicitado nas agências da CAIXA ou por meio do telefone

Outros detalhes e informações sobre o Cartão Cidadão você consegue acessando o site www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp.

Conteúdo avaliado com média: