Menu

Carros

Atualizado em 4 de junho de 2011, às 15:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros com Câmbio Automático, Modelos

Há alguns anos atrás o consumidor brasileiro fugia dos automóveis equipados com câmbio automático, além de custar muito mais, o equipamento apresentava baixa confiabilidade e alto custo de manutenção. E ainda prejudicava o desempenho e a economia de combustível.

Mas com os tempos esse conceito vem mudando e a procura pelos carros automáticos é crescente e o que antes era exclusividade das versões mais luxuosas começa a se estender aos modelos de entrada das montadoras como, por exemplo, o Kia Picanto, o Peugeot 206 e o Honda Fit.

Carros com cambio automático modelos Carros com Câmbio Automático, Modelos

Há pouco tempo era possível contar nos dedos das mãos os carros zero-quilômetro oferecidos pelas concessionárias com o câmbio automático, atualmente são mais de 70 opções para o consumidor.

As novas tendências tecnológicas são explicadas porque reduziram o custo dos câmbios automáticos, a facilidade de crédito e juros baixos, além, é claro, do crescente número de congestionamentos, ocasiões nas quais o equipamento é mais que bem-vindo.

Antes havia apenas um tipo de câmbio que se incumbia de trocar as marchas, no qual as trocas e o acoplamento do câmbio ao motor são feitos pela diferença na pressão do líquido (óleo) no sistema, resultante da força centrífuga exercida conforme a rotação do motor. Foi o primeiro câmbio automático fabricado em larga escala, pela empresa norte-americana Hydra-Matic, mais conhecido como hidramático.

O princípio ainda é o mesmo na maioria dos carros automáticos comercializados hoje, mas agora estão em versões aperfeiçoadas com o comando eletrônico das mudanças. Esse sistema é usado principalmente nos veículos com motores de alta potência, uma vez que utiliza conversor de torque e preserva as engrenagens contra a força excessiva do motor nas arrancadas.

Recentemente, outros dois sistemas ganharam força no mercado brasileiro o CVT ou câmbio continuamente variável, usado por Honda, Nissan e Audi, e o eletromecânico, de Chevrolet (Easytronic) e Fiat (Dualogic).

Carros com cambio automático modelos1 Carros com Câmbio Automático, ModelosNissan Tiida

O revolucionário câmbio de transmissão continuamente variável utiliza duas polias cônicas no lugar das tradicionais engrenagens, fazendo com que o motor trabalhe sempre na faixa de giros mais propícia, aliando o desempenho com a economia.

E o eletromecânico tende a democratizar o câmbio automático no mercado brasileiro em poucos anos, apesar de se encarregar pelas trocas de marchas, o sistema não é automático e, sim, automatizado.

O câmbio é mecânico, como o de qualquer automóvel com alavanca manual, mas um robô acoplado ao equipamento fica responsável por acionar a embreagem e engatar a marcha mais adequada. Não há pedal de embreagem e os comandos da alavanca são os mesmos de um câmbio automático tradicional.

Carros com cambio automático modelos Carros com Câmbio Automático, ModelosFord Focus Sedan

Na prática, o motorista tem todas as facilidades do câmbio automático, aliadas aos benefícios do modelo mecânico e para dirigir o procedimento é sempre o mesmo.

Veja alguns modelos de carros com câmbio automaticos:

Chevrolet meriva 1.8, Citroën c3 1.6, Peugeot 207 xs, Peugeot 207 passion xs, Kia Cerato, Chevrolet astra 2.0, Nissan livina 1.8, Peugeot 207 sw xs, Fiat Stilo 1.8, Nissan Tiida, Fiat Linea1.9, Smart Fortwo, Hyundai i30, Ford Ecosport, Volkswagen New Beetle, Nissan Sentra, Chevrolet Vectra 2.0, Nissan Grand Livina, Subaru Impreza, Ford Focus, Citroën c4 2.0, Ford Focus Sedan, Chevrolet Vectra gt e gtx , Chrysler pt Cruiser, Kia Magentis, Peugeot 307 Sedan, Citroën c4 Pallas,Toyota Corolla, entre outros encontrados no Mercado.