Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Carregar o Celular ou o Notebook Antes da Bateria Acabar Pode Estragá-lo?

Carregar o Celular ou o Notebook Antes da Bateria Acabar Pode Estragá-lo?

Por Redacao

Você já deve ter ouvido falar do perigo das baterias viciadas e da série de cuidados que se deve ter com seu celular ou notebook para que ele não se deteriore com o tempo. Muita coisa mudou desde que os primeiros portáteis surgiram no mercado, mas existem dicas para aumentar o tempo de vida da sua bateria. Veja as dicas mais importantes:

A bateria vicia ou não?

Não! Embora o fenômeno ocorresse com as baterias de Níquel-Cádmio, amplamente empregadas há alguns anos atrás. Nesses aparelhos, era importante não carrega-lo na tomada antes do término completo da sua carga. Cada vez que isso fosse feito, a bateria gravava o ponto em que a recarga foi feita como sua carga mínima, reduzindo assim a autonomia do aparelho.

Atualmente, a tecnologia mais empregada nas baterias está na liga Íon-Lítio. A nova tecnologia não possui o chamado efeito memória, fazendo com que os aparelhos possam ser recarregados a qualquer momento. Também é não é mais necessário deixar os aparelhos carregando por dias seguidos antes da sua primeira utilização.

Dicas para prolongar a vida útil da sua bateria

As novas baterias de Íon-Lítio trabalham com sua vida útil medida em ciclos de carga. Ou seja, uma bateria com 300 ciclos de vida deve deixar de funcionar depois que for carregada e descarregada completamente por 300 vezes. Baseado nisso, é fácil deduzir que quanto mais vezes você recarregar seu celular ou notebook, mais tempo deve durar sua bateria.

Por outro lado, também é importante que a bateria realize seu ciclo de vez em quando. Deixar um notebook eternamente ligado à tomada com sua carga ao máximo poderá prejudicá-lo. O ideal é utilizar a carga da bateria pelo menos uma vez a cada 15 ou 20 dias.

Cuidados complementares

Evite deixar o aparelho em locais quentes, principalmente a parte da bateria. Isso acelera os processos químicos do seu interior e reduzem o seu número de ciclos de vida. Quem possui uma bateria complementar para seu notebook ou celular também deve evitar guardá-la sem alguma carga.

Vale lembrar que os cuidados acima se aplicam a praticamente qualquer aparelho portátil que utilizem baterias de Íon-Lítio (MP3 Players, netbooks, tablets, smartphones, videogames portáteis, pilhas recarregáveis e outros).

Recomendado para você
Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *