Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Carregar o Celular ou o Notebook Antes da Bateria Acabar Pode Estragá-lo?

Carregar o Celular ou o Notebook Antes da Bateria Acabar Pode Estragá-lo?

Por Redacao

Você já deve ter ouvido falar do perigo das baterias viciadas e da série de cuidados que se deve ter com seu celular ou notebook para que ele não se deteriore com o tempo. Muita coisa mudou desde que os primeiros portáteis surgiram no mercado, mas existem dicas para aumentar o tempo de vida da sua bateria. Veja as dicas mais importantes:

A bateria vicia ou não?

Não! Embora o fenômeno ocorresse com as baterias de Níquel-Cádmio, amplamente empregadas há alguns anos atrás. Nesses aparelhos, era importante não carrega-lo na tomada antes do término completo da sua carga. Cada vez que isso fosse feito, a bateria gravava o ponto em que a recarga foi feita como sua carga mínima, reduzindo assim a autonomia do aparelho.

Atualmente, a tecnologia mais empregada nas baterias está na liga Íon-Lítio. A nova tecnologia não possui o chamado efeito memória, fazendo com que os aparelhos possam ser recarregados a qualquer momento. Também é não é mais necessário deixar os aparelhos carregando por dias seguidos antes da sua primeira utilização.

Dicas para prolongar a vida útil da sua bateria

As novas baterias de Íon-Lítio trabalham com sua vida útil medida em ciclos de carga. Ou seja, uma bateria com 300 ciclos de vida deve deixar de funcionar depois que for carregada e descarregada completamente por 300 vezes. Baseado nisso, é fácil deduzir que quanto mais vezes você recarregar seu celular ou notebook, mais tempo deve durar sua bateria.

Por outro lado, também é importante que a bateria realize seu ciclo de vez em quando. Deixar um notebook eternamente ligado à tomada com sua carga ao máximo poderá prejudicá-lo. O ideal é utilizar a carga da bateria pelo menos uma vez a cada 15 ou 20 dias.

Cuidados complementares

Evite deixar o aparelho em locais quentes, principalmente a parte da bateria. Isso acelera os processos químicos do seu interior e reduzem o seu número de ciclos de vida. Quem possui uma bateria complementar para seu notebook ou celular também deve evitar guardá-la sem alguma carga.

Vale lembrar que os cuidados acima se aplicam a praticamente qualquer aparelho portátil que utilizem baterias de Íon-Lítio (MP3 Players, netbooks, tablets, smartphones, videogames portáteis, pilhas recarregáveis e outros).

Recomendado para você
Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

Satélite com imagens online do Google maps ao vivo

Serviços

Activia GVT Login

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *