Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Carnaval – história, origem, curiosidades

O Carnavalé a festa mais popular do Brasil, porém teve origem na Grécia entre 600 e 520 antes de Cristo.

Fantasias de Carnaval para meninas – dicas, fotos

[02/02/2016]

Carnaval em alto-mar: sugestões de cruzeiros

[02/02/2016]

O Carnaval – história, origem, curiosidades é uma festa que teve início na Grécia em meados dos anos 600 à 520 antes de Cristo. Por meio dessa festividade, os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade da terra e pela produção. Em 590 antes de Cristo a festa passou a ser uma comemoração do calendário Católico. O Carnaval era determinado pela movimentação da lua.

Carnaval - história, origem, curiosidades (Foto: Exame/Abril)

Carnaval – história, origem, curiosidades (Foto: Exame/Abril)

Carnaval – história, origem, curiosidades

Para os católicos, o carnaval – história, origem, curiosidades era como se fosse um adeus a carne, que inclusive originou seu nome, Carnaval (carne vale). No período em que acontecia a festividade havia uma grande concentração de comemorações populares. Cada província brincava o Carnaval do seu modo, seguindo os seus costumes. As fantasias passaram a fazer parte da festa no século XIX, quando a sociedade vitoriana a inseriu no contexto das comemorações.

Leia mais informações sobre: Origem do carnaval no Brasil

Paris, a origem de tudo

Carnaval tem sua origem na Europa (Foto: Exame/Abril)

Carnaval tem sua origem na Europa (Foto: Exame/Abril)

A cidade de Paris exportou para todo o mundo o seu modo de “pular” Carnaval. O Rio de Janeiro foi uma das muitas cidades que se inspiraram no modelo carnavalesco utilizado na cidade francesa. Mas, o diferencial do Carnaval do Rio de janeiro foram as escolas de samba, que por sua vez inspirou a festa nas cidades de São Paulo, Helsinque (capital da Finlândia) e Tóquio. De acordo com o Guinness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Em 1995, o livro dos recordes considerou o bloco Galo da Madrugada, da cidade de Recife, o maior bloco de Carnaval do planeta.

Carnaval no Brasil

Aqui no Brasil, antes de virar competição era visto como coisa de classe baixa (Foto: Exame/Abril)

Aqui no Brasil, antes de virar competição era visto como coisa de classe baixa (Foto: Exame/Abril)

O Carnaval é a maior festa popular do país. A festividade ocorre durante quatro dias consecutivos (a data precede a quarta–feira de cinzas, feriado religioso). A quarta de cinzas tem este nome por causa da queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, em que as cinzas são utilizadas para benzer os fiéis no início da quaresma.

Leia mais informações sobre: Origem do Carnaval

Com o passar dos anos

Folia antecede a quaresma (Foto: Exame/Abril)

Folia antecede a quaresma (Foto: Exame/Abril)

No fim do século XVIII, a festa acontecia em todo o país, porém era considerada para pessoas de classe baixa. Em uma tentativa de fazer com que as pessoas de alta renda participassem do Carnaval, os bailes de máscara parisiense passaram a fazer parte das festividades. A partir de 1930, a festa popular começa a sofrer uma séria repressão policial. A repressão não surtiu efeito e o Carnaval se popularizou e ganhou o mundo.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL