Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Carnaval > Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes

Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes

Por Isah

Saiba mais sobre o Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes. Nessa matéria, você vai conhecer um pouco mais sobre a folia, que promete tomar conta do Brasil em fevereiro de 2016. Confira dicas para aproveitar ao máximo a festa e veja informações sobre as escolas de samba mais populares.

Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes. (Foto Ilustrativa)
Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes. (Foto Ilustrativa)

O mês de fevereiro está se aproximando e, com ele, o carnaval. Milhares de brasileiros estão se preparando para curtir a folia assistindo os desfiles das escolas de samba ou nos blocos de rua. De qualquer forma, é muito importante se cuidar para não cometer abusos na ocasião e prejudicar o corpo.

Leia mais: Carnaval 2016: datas dos principais desfiles

Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes

Nos tópicos a seguir, você conhecerá mais informações sobre Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes:

Como se preparar para o carnaval?

Compre os ingressos e abadás com antecedência: se você quer garantir o seu lugar na arquibancada do sambódromo ou no bloco carnavalesco, então não deixe para resolver isso na última hora. O ideal é comprar ingressos e abadás com antecedência. As entradas para o Carnaval SP 2016, por exemplo, começaram a ser vendidas em outubro de 2015.

Cuide dos preparativos: além de providenciar o abadá e o ingresso, o folião também precisa cuidar de todos os detalhes da sua viagem de carnaval. Ele deve fazer as reservas em um hotel, comprar as passagens aéreas e preparar as malas.

Para aproveitar o carnaval, cuide da sua saúde. (Foto Ilustrativa)
Para aproveitar o carnaval, cuide da sua saúde. (Foto Ilustrativa)

Cuide da saúde: na hora de pular carnaval, muitas pessoas acabam se descuidando da saúde. Para evitar problemas, é muito importante manter o corpo hidratado, usar protetor solar, fazer uma alimentação leve e não exagerar no consumo de bebidas alcóolicas. Caso você tenha contato íntimo com outra pessoa, lembre-se de usar camisinha para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.

Saiba mais: Pacotes de turismo carnaval 2016

Escolas participantes

Em São Paulo e no Rio de janeiro, o desfile das escolas de samba é um acontecimento tradicional. Na capital carioca, as agremiações levam as suas alegorias para a Marquês de Sapucaí. Já em São Paulo, os desfiles tomam conta do Sambódromo do Anhembi.

As principais escolas de samba desfilam em São Paulo e Rio de Janeiro. (Foto Ilustrativa)
As principais escolas de samba desfilam em São Paulo e Rio de Janeiro. (Foto Ilustrativa)

Escolas de samba de São Paulo

O carnaval da capital paulista contará com 14 escolas de samba no seu Grupo Especial, que vão desfilar no sambódromo nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2016. Para quem não se lembra, a grande campeã do ano passado foi a Vai-Vai, que apresentou um enredo sobre Elis Regina. Veja a lista de escolas:

Pérola Negra
Unidos de Vila Maria
Águia de Ouro
Rosas de Ouro
Nenê de Vila Matilde
Gaviões da Fiel
Acadêmicos do Tatuapé
Unidos do Peruche
Império de Casa Verde
Acadêmicos do Tucuruvi
Mocidade Alegre
Vai-Vai
Dragões da Real
X-9 Paulistana

Escolas de samba do Rio de Janeiro

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro vão desfilar nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2016. A ordem das agremiações foi definida através de sorteio. No ano passado, a grande campeã foi a Beija-Flor, com um enredo que falava sobre a cultura africana. Veja os nomes das escolas mais esperadas:

Estácio de Sá
União da Ilha do Governador
Beija-Flor (Nilópolis)
Acadêmicos do Grande Rio (Duque de Caxias)
Mocidade Independente de Padre Miguel
Unidos da Tijuca
Unidos de Vila Isabel
Acadêmicos do Salgueiro
São Clemente
Portela
Imperatriz Leopoldinense
Estação Primeira de Mangueira

Veja também: Carnaval 2016 de Recife e Olinda, datas e programação

Agora você já sabe tudo sobre o Carnaval 2016: Como se preparar, dicas, escolas participantes. Programe-se para sambar e cantar muito em fevereiro, sem colocar em risco a saúde e a segurança. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias no especial de carnaval.

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *